OAB-PI emite nota de repúdio a mensagens racistas contra Miss Brasil
Para a OAB, “tais ataques injustificáveis e inaceitáveis representam claramente injúria racial e fomentam a violência contra a mulher negra".
A Comissão da Mulher Advogada da Ordem dos Advogados do Piauí (OAB-PI) emitiu na tarde desta terça-feira (22), nota de repúdio contra as manifestações que considerou racistas e preconceituosas contra a Miss Brasil 2017, a piauiense Monalysa Alcântara, eleita no último sábado, 19 de agosto.
A nota diz que Monalysa foi “aclamada como legítima representante da mulher piauiense e brasileira por seus atributos pessoais que não se limitam ao critério beleza, mas por sua inteligência, brasilidade registrada em sua fala íntegra de uma jovem mulher que luta pela igualdade e defesa dos direitos da mulher”.
- Foto: Divulgação
Monalysa Alcântara, Miss Brasil 2017
A OAB-PI afirmou, ainda, que “tais ataques injustificáveis e inaceitáveis representam claramente injúria racial e fomentam a violência contra a mulher negra, afetando a todas as mulheres brasileiras, o que deve ser repudiado por toda a sociedade”, conclui a nota.
Nos últimos dias tem circulado na internet um print de uma conversa que comenta sobre o resultado do concurso. De acordo com a imagem, as mensagens são de autoria da advogada Rubenita Lessa. Para ela “não se trata mais de um concurso de beleza” e “esse resultado só mostra que estamos perdidos”. “Se for negra, magricela e tiver uma juba e falar discurso marxista ganhou o concurso de beleza”, diz a conversa.
- Foto: Divulgação
Print que comenta sobre o resultado do Miss Brasil 2017 que está circulando nas redes sociais.
Rubenita Lessa publicou um vídeo em sua rede social nessa segunda-feira (21) afirmando que em nenhum momento falou que uma miss não pudesse ser negra e que o print que está circulando está fora de contexto. “Eu não disse que a miss Piauí, atual miss Brasil é feia, eu jamais diria isso porque ela não é feia. Eu apenas disse que ela não poderia ter sido eleita porque outras candidatas cumpririam melhor esse papel no quesito beleza”, se defendeu.
Além das críticas da advogada piauiense, desde que foi eleita Miss Brasil, Monalysa vem sofrendo ataques racistas através das redes sociais.
Monalysa Alcântara
OAB-PI
Começa prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição do Enem 2025
O período para pedir a isenção começou nesta segunda-feira (14) e segue até o dia 25 de abril pela Página do Participante.Ponte Metálica que liga Teresina e Timon segue interditada após derramamento de óleo
A liberação só ocorrerá após a conclusão da limpeza completa e de uma avaliação técnica sobre a estrutura da ponte.Prefeito de Timon recebe Wellington Dias para adesão ao programa federal
A solenidade vai acontecer nesta sexta-feira (11) no Ginásio Francisco Carlos Jansen, com a presença de autoridades municipais.Rafael Fonteles lança plano para fortalecer prevenção e resposta a desastres naturais
O Pepdec é estruturado em três eixos principais: prevenção e mitigação, preparação e resposta, e reconstrução e recuperação.Faculdades têm até esta segunda para confirmar participação no Fies 2025/1
A confirmação deve ser feita exclusivamente pelo Sistema Informatizado do Fies (Sisfies), no módulo Fies Oferta.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir