Teresinenses consomem água com bactérias e MPE investiga
Inquérito civil foi aberto para apurar a qualidade da água distribuída pela Agespisa.
O Ministério Público do Piauí (MPPI) instaurou um inquérito civil público a fim de apurar as condições de qualidade da água distribuída pela Agespisa em Teresina, após amostras coletadas pela cidade apresentarem a presença de bactérias do tipo coliformes totais.
O inquérito, instaurado pela promotora Graça Monte, titular da 32ª Promotoria de Justiça de Teresina, considerou laudos da Diretoria de Unidade de Vigilância Sanitária Estadual (DIVISA), com resultado de análise de águas coletadas em 9 localidades da capital, que foram feitas pelo Laboratório Central (LACEN).
Todas as amostras analisadas foram concluídas como insatisfatórias em relação à qualidade da água distribuída, que foram reprovadas nos quesitos físico-químicos, microbiológicos e organolépticos por parâmetros como a presença de cloro livre abaixo do limite mínimo, cor aparente e turbidez acima do limite máximo, apontando ainda resultado positivo para a presença de coliformes totais.
- Foto: Divulgação
Ministério Público do Estado do Piauí
As amostras de água foram coletadas no Mercado Municipal São Joaquim, Comércio do Shopping do Peixe, no Parque Ambiental do bairro Porto Alegre, estabelecimentos comerciais no bairro Morada do Sol e Planalto Uruguai, e em torneiras localizadas na rua Magalhães Filho – 2645, Praça Castelo Branco, Morada do Sol e Praça do Fripisa.
Desta forma, foi registrado no inquérito que sejam monitorados os ofícios encaminhados para as Secretarias de Saúde estadual e municipal, ao Ministério da Saúde e à Diretoria da Unidade de Vigilância Sanitária Estadual sobre as medidas urgentes necessárias a adequação da água para consumo humano aos padrões exigidos, bem como da elaboração de plano de ação conjunto.
No próximo dia 10, será feita uma audiência com todas as entidades citadas e com a concessionária responsável pela distribuição de água, para discussão das medidas corretivas adotadas e implementação de plano de ação para adequação da qualidade da água para consumo humano.
-
Prefeitura de Esperantina faz 1ª edição do projeto Assistência Social na Comunidade
A iniciativa tem como objetivo levar acolhimento e serviços essenciais diretamente às comunidades, promovendo mais acesso e proximidade entre a gestão pública e a população. -
III Feira da Fartura de Esperantina tem início na comunidade Lagoa Seca
O evento, iniciado nesta sexta-feira (11), celebra a agricultura familiar, valoriza os produtos da terra e fortalece a economia local. -
Governo do Piauí realiza leilão de imóveis com lances online
O edital foi publicado no Diário Oficial do Estado nesta quinta-feira (10), dando início ao processo de venda pública de 14 lotes, sendo 5 urbanos e 9 rurais. -
Mais de 500 vagas de emprego são ofertadas para cinco municípios do Piauí
Os interessados devem se apresentar na sede do Sistema Nacional de Emprego (Sine) e realizar o cadastro, para depois receber a carta de encaminhamento. -
Prefeitura de Esperantina inicia operação emergencial de recuperação asfáltica
Os trabalhos já estão em andamento em áreas estratégicas da cidade, priorizando os locais mais prejudicados.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir