Vilma Amorim autoriza demolição de prédio histórico em Esperantina
A primeira escola construída no município deve ser demolida para a construção da nova sede do Fórum Civil da cidade.
O Grupo Escolar David Caldas do município de Esperantina, localizado na praça central Leônidas Melo, deve ser demolido para a construção da nova sede do Fórum Civil da cidade. O local foi cedido pela prefeita Vilma Amorim, para o Tribunal de Justiça do Piauí. O Viagora recebeu informações esta semana, de moradores que estão preocupados com a destruição do patrimônio histórico de 80 anos.
O Viagora escutou um professor do município, que trabalhava na unidade escolar, antes dela ser cedida para a construção do fórum. Valdemir Miranda, que também é historiador informou que o colégio David Caldas foi a primeira escola de Esperantina e ressaltou que o local tem valor histórico para o município.
- Foto: Divulgação
Grupo Escolar Jornalista David Caldas
“Ele tem um certo valor histórico, valor arquitetônico, a fachada dele é toda trabalhada em alto-relevo, tem o nome do Jornalista David Caldas, um grande jornalista piauiense, natural de Barras, Esperantina pertencia a Barras. Ali estudou os primeiros esperantinenses e hoje são pessoas importantes”, relatou o professor.
Ainda de acordo com Valdemir, a escola funcionava normalmente, até a decisão da prefeita de ceder o prédio para a Justiça construir. “Funcionava, ela tirou [os alunos] para entregar para Justiça, cedeu o prédio, tirou os alunos de lá, para entregar, enquanto o Fórum tem a sede. Por que não faz a reforma lá na própria sede? ”, questionou o morador e professor do município.
- Foto: Prefeitura de Esperantina
Vilma Amorim
A Lei que autorizou a doação do imóvel foi sancionada no dia 30 de janeiro deste ano. De acordo com o documento, o Fórum Desembargador Walter Mirando vai poder funcionar no prédio por apenas um ano, a partir da entrega do imóvel.
Outro lado
O Viagora tentou entrar em contato com a prefeita Vilma Amorim, nesta sexta-feira (22), mas não obteve êxito. Entramos em contato com o número disponibilizado pela própria Prefeitura em seu site oficial, mas ninguém atendeu as nossas ligações.
-
Prefeitura de Esperantina faz 1ª edição do projeto Assistência Social na Comunidade
A iniciativa tem como objetivo levar acolhimento e serviços essenciais diretamente às comunidades, promovendo mais acesso e proximidade entre a gestão pública e a população. -
III Feira da Fartura de Esperantina tem início na comunidade Lagoa Seca
O evento, iniciado nesta sexta-feira (11), celebra a agricultura familiar, valoriza os produtos da terra e fortalece a economia local. -
Governo do Piauí realiza leilão de imóveis com lances online
O edital foi publicado no Diário Oficial do Estado nesta quinta-feira (10), dando início ao processo de venda pública de 14 lotes, sendo 5 urbanos e 9 rurais. -
Mais de 500 vagas de emprego são ofertadas para cinco municípios do Piauí
Os interessados devem se apresentar na sede do Sistema Nacional de Emprego (Sine) e realizar o cadastro, para depois receber a carta de encaminhamento. -
Prefeitura de Esperantina inicia operação emergencial de recuperação asfáltica
Os trabalhos já estão em andamento em áreas estratégicas da cidade, priorizando os locais mais prejudicados.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir