TSE retira coronel do Exército do grupo de fiscalização das eleições
No documento o argumento utilizado para explicar o motivo do veto foi a notícia de que o coronel publicou mensagens nas redes sociais consideradas falsas sobre o processo eleitoral.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por meio do presidente do órgão, o ministro Edson Fachin, descredenciou o coronel do Exército Ricardo Sant’Anna da equipe de técnicos designados pela pasta para analisar os códigos-fonte da urna eletrônica e de todo o sistema eletrônico de votação.
O ofício que também foi assinado pelo vice-presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, comunicando a medida foi encaminhado nesta segunda-feira (08) ao Ministério da Defesa.
No documento o argumento utilizado para explicar o motivo do veto foi a notícia de que o coronel publicou mensagens nas redes sociais consideradas falsas sobre o processo eleitoral.
“Conforme apuração da imprensa, mensagens compartilhadas pelo coronel foram rotuladas como falsas e se prestaram a fazer militância contra as mesmas urnas eletrônicas que, na qualidade de técnico, este solicitou credenciamento junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para fiscalizar”, escreveram Fachin e Moraes.
Além disso, no ofício os ministros Fachin e Moraes ressaltaram que é necessário “segurança e de isenção dos que se arvoram como fiscalizadores” para realizar o credenciamento de técnicos que devem analisar os códigos do sistema eletrônico de votação em Brasília, com base em resolução aprovada no ano passado pelo plenário da Corte.
“Conquanto partidos e agentes políticos tenham o direito de atuar como fiscais, a posição de avaliador da conformidade de sistemas e equipamentos não deve ser ocupada por aqueles que negam prima facie [à primeira vista] o sistema eleitoral brasileiro e circulam desinformação a seu respeito”, acrescenta o texto.
Sobre o processo
A inspeção das urnas e dos códigos-fonte dos sistemas de votação pode ser realizadas por dezenas de entidades deste outubro de 2021, dentre elas as Forças Armadas. A ação acontece em uma sala na sede do TSE que é propriamente destinada para este objetivo.
O Ministério da Defesa designou Técnicos das Forças Armadas designados que realizam a função desde a última quarta-feira (3), após a pasta solicitar acesso aos códigos-fonte com caráter “urgentíssimo”.
Com informações da Agência Brasil
Servidores do hospital de Paulistana cobram do prefeito pagamento de salários atrasado
De acordo com os servidores, os pagamentos já estão há pelo menos dois meses atrasados e a situação tem afetado mais de 50 funcionários.Não houve diálogo com Enzo sobre presidência da Câmara de Teresina, diz Petrus Evelyn
Petrus explicou que não vê espaço para o diálogo, tendo em vista que Enzo nunca atendeu sua demanda em relação à lista atualizada de todos os comissionados na Casa.Severo Eulálio diz que discussões sobre eleições de 2026 foram antecipadas
O deputado afirmou que ainda há muito tempo para iniciar os debates sobre o próximo pleito e destacou que o foco do momento é o trabalho em prol do estado.Juiz condena ex-prefeito de Capitão Gervásio Oliveira a devolver R$ 457 mil
O ex-prefeito Antônio Coelho também foi condenado à suspensão dos direitos políticos pelo prazo de cinco anos.Promotor investiga contratos de R$ 32 milhões sem licitação da Semec de Teresina
A Secretaria Municipal de Educação informou, através da assessoria de comunicação, que não foi notificada e a Assessoria Jurídica esclareceu que a Semec não tem contratação direta/ emergencial.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir