Eleitor que faltou ao 2º turno tem até segunda para justificar
De acordo com o TSE, o cidadão que não vota e nem justifica a falta, poderá emitir o certificado de quitação eleitoral, além de ficar impedido de emitir documentos de identidade ou passaporte.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), divulgou nesta quinta-feira (5), que o eleitor que não compareceu às urnas no dia 30 de outubro, para votar no segundo turno das eleições gerais, tem até o dia 9 de janeiro para justificar a ausência e não ficar irregular com a Justiça Eleitoral.
De acordo com o TSE, o cidadão que não vota e nem justifica a falta, poderá emitir o certificado de quitação eleitoral, além de ficar impedido de emitir documentos de identidade ou passaporte, entre outras limitações. Isso acontece pois o voto é obrigatório no Brasil, para quem tem entre 18 a 70 anos de idade.
Conforme o Tribunal, todos os turnos são contabilizados como uma eleição independente pela Justiça Eleitoral. No primeiro turno de 2022, quem não compareceu teve até o dia 1 de dezembro para justificara a ausência. O órgão disponibiliza três formas de justificar a ausência: pelo aplicativo “e-Título”; pelo Sistema Justifica, nos portais da Justiça Eleitoral; ou preenchendo o formulário de justificativa eleitoral.
Ainda de acordo com o TSE, as justificativas são válidas somente para o turno que a pessoa não tenha comparecido, por estar fora do seu domicílio eleitoral. Com isso, caso não tenha votado no primeiro turno e no segundo da eleição, a obrigação é de justificar a ausência em cada um. Também é aconselhável anexar documentos que comprovem a justificativa, que em todo caso deve ser analisada por um juiz eleitoral, que pode aceitar ou não.
Com informações Agência Brasil
"Iremos fazer uma oposição com responsabilidade", diz Dudu sobre gestão de Sílvio
O parlamentar ainda comentou sobre a reforma administrativa que foi aprovada na última semana na Câmara de Teresina.Assembleia Legislativa do Piauí votou 786 matérias no ano de 2024
Além das matérias legislativas, a Alepi informou que realizou ações que envolveram jovens, animais e entidades da sociedade civil.Vamos trabalhar junto com Sílvio fazendo parcerias administrativas, diz Rafael
O governador ressaltou a importância de trabalhar de forma integrada com Sílvio Mendes visando proporcionar políticas públicas de relevância para os teresinenses.Pedro Alcântara diz que recorreu da decisão que desaprovou suas contas eleitorais
Segundo o jornalista, o julgamento do recurso apresentado ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) deve ocorrer até o dia 02 de março e o relator designado foi o Dr. Nazareno.Enzo Samuel diz que vai dialogar com todos os partidos sobre eleição da Câmara
O parlamentar também falou sobre o Partido dos Trabalhadores (PT) que manifestou seu interesse em reivindicar o nome de Deolindo Moura para a vice-presidência da Casa.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir