Eleitor que faltou ao 2º turno tem até segunda para justificar
De acordo com o TSE, o cidadão que não vota e nem justifica a falta, poderá emitir o certificado de quitação eleitoral, além de ficar impedido de emitir documentos de identidade ou passaporte.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), divulgou nesta quinta-feira (5), que o eleitor que não compareceu às urnas no dia 30 de outubro, para votar no segundo turno das eleições gerais, tem até o dia 9 de janeiro para justificar a ausência e não ficar irregular com a Justiça Eleitoral.
De acordo com o TSE, o cidadão que não vota e nem justifica a falta, poderá emitir o certificado de quitação eleitoral, além de ficar impedido de emitir documentos de identidade ou passaporte, entre outras limitações. Isso acontece pois o voto é obrigatório no Brasil, para quem tem entre 18 a 70 anos de idade.
Conforme o Tribunal, todos os turnos são contabilizados como uma eleição independente pela Justiça Eleitoral. No primeiro turno de 2022, quem não compareceu teve até o dia 1 de dezembro para justificara a ausência. O órgão disponibiliza três formas de justificar a ausência: pelo aplicativo “e-Título”; pelo Sistema Justifica, nos portais da Justiça Eleitoral; ou preenchendo o formulário de justificativa eleitoral.
Ainda de acordo com o TSE, as justificativas são válidas somente para o turno que a pessoa não tenha comparecido, por estar fora do seu domicílio eleitoral. Com isso, caso não tenha votado no primeiro turno e no segundo da eleição, a obrigação é de justificar a ausência em cada um. Também é aconselhável anexar documentos que comprovem a justificativa, que em todo caso deve ser analisada por um juiz eleitoral, que pode aceitar ou não.
Com informações Agência Brasil
-
Juiz condena ex-prefeito de Capitão Gervásio Oliveira a devolver R$ 457 mil
O ex-prefeito Antônio Coelho também foi condenado à suspensão dos direitos políticos pelo prazo de cinco anos. -
Promotor investiga contratos de R$ 32 milhões sem licitação da Semec de Teresina
A Secretaria Municipal de Educação informou, através da assessoria de comunicação, que não foi notificada e a Assessoria Jurídica esclareceu que a Semec não tem contratação direta/ emergencial. -
Ciro Nogueira celebra aprovação de projeto que viabiliza recursos para o Piauí
De acordo com o senador, além de possibilitar que emendas sejam direcionadas a municípios com pagamentos suspensos, a nova medida proporciona maior transparência -
Rafael Fonteles apresentará pactos colaborativos para os prefeitos eleitos
O governador vai apresentar aos prefeitos eleitos, a carteira de programas e projetos disponibilizados pelo Governo do Estado -
Enzo diz que convidou equipe de Sílvio para discutir sobre Orçamento de Teresina
O presidente da Câmara de Teresina afirmou que esta participação é importante para elaborar uma peça orçamentária que contemple as prioridades da futura administração.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir