Brasil estuda criar disque denúncia contra violência nas escolas
O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou que a primeira proposta do grupo de estudos é a criação de um canal telefônico e específico para relatos de casos suspeitos nas escolas.
Na manhã dessa quinta-feira (6), ocorreu a primeira reunião do grupo de trabalho interministerial criado para propor políticas públicas de prevenção e enfretamento de violência nas escolas. A equipe se reuniu na sede do Ministério da Educação (MEC), em Brasília.
A reunião aconteceu um dia após a tragédia na creche privada Cantinho Bom Pastor, na cidade de Blumenau em Santa Catarina, onde quatro crianças foram brutalmente assassinadas. Os ministros anunciaram que foram discutidas ações imediatas e outras a serem adotadas em médio e longo prazo para combater os ataques.
O ministro da Educação, Camilo Santana, afirma que a primeira proposta é a criação de um disque denúncia, um canal telefônico e específico para relatos de casos suspeitos nas escolas. “É importante as pessoas se anteciparem, se notarem um episódio suspeito em relação a um colega de sala de aula, a alguma pessoa na rua, no bairro. Então, queremos ver a viabilidade de criar esse canal de denúncia de violências nas escolas o mais rápido possível e ter esse canal mais ágil”, disse.
De acordo com o MEC, a proposta é que o novo serviço funcione nos moldes de duas centrais telefônicas do Governo Federal: o Disque 100, coordenado pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, e o Liga 180, coordenado pelo Ministério das Mulheres. Também será elaborado um protocolo pelo Governo Federal de emergência para orientar as escolas públicas e privadas, além dos profissionais de educação sobre como agir em novos ataques.
“Vamos repassar recursos às escolas para que construam ações e círculos de cultura de paz com os alunos. Agente pode formar e qualificar nossos diretores e professores”, disse o ministro Camilo Santana.
Segundo o ministro da Educação, será encomendado um mapeamento nacional sobre violência nas escolas. Outra ação que deve ser lançada em breve pelo presidente Lula, é a ampliação da oferta do ensino em tempo integral a crianças e jovens.
A ministra da Saúde, Nísia Trindade, contou que o Programa Saúde na Escola, de 2003, deve ser reforçado para melhorar a atenção psicossocial dentro do ambiente escolar com prevenção e atenção à saúde mental de estudantes e profissionais da educação. “Queremos fortalece-lo em uma visão abrangente de promoção, de prevenção [à violência] e trabalhar com foco na juventude”, explicou.
Já o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Márcio Macêdo, falou à imprensa para aderir o pacto no sentido de não dar visibilidade a assassinos que atacam escolas, para que não sejam vistos como celebridades nas redes sociais.
“É importante que a imprensa ajude com protocolos, como tem em outros países, quando acontece esse tipo de situação. Que esse cidadão não sirva de exemplo de herói a outras pessoas na internet. Nós sabemos que tem grupos de pessoas que se alimentam desse tipo de situação. Então, vocês podem também ajudar não dando visibilidade a esse cidadão para não influenciar outras pessoas a cometerem esse tipo de atrocidade”, falou Márcio.
Brasília
Distrito Federal
Ministério da Educação - MEC
Ministério da Saúde
Governo Federal
Receita Federal paga lote da malha fina do Imposto de Renda nesta segunda
Mais de 120 mil contribuintes receberão restituições que somam R$ 253,88 milhões; a consulta já está disponível.Mega-Sena acumula e vai sortear prêmio de R$ 45 milhões na terça
De acordo com informações da Caixa Econômica Federal, os números sorteados foram: 01, 12, 16, 17, 25 e 57.Alta do cacau impacta preços do chocolate e vendas na Páscoa
O amento ocorreu devido à quebra de safra em grandes produtores africanos que enfrentam ondas de calor e seca.Aneel mantém bandeira tarifária verde de energia para abril
Segundo a Aneel, na ocasião, a bandeira verde foi escolhida devido às condições favoráveis de geração de energia, com os reservatórios das usinas hidrelétricas em níveis satisfatórios.Prazo para enviar declaração de Imposto de Renda começa nesta segunda
Segundo a Receita Federal, espera-se receber 46,2 milhões de declarações do Imposto de Renda Pessoa Física este ano, o que representará um acréscimo de quase 7%, na comparação com 2024.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir