Viagora

Neymar é multado em R$ 16 milhões por obra de lago artificial

A decisão judicial veio após entendimento de que o jogador agiu irregularmente e causou danos ambientais

A procuradora-geral de Mangaritiba, Juraciara Souza, multou o jogador Neymar Júnior em R$ 16.010.000 pela construção de um lago artificial em seu condomínio, no Rio de Janeiro.

De acordo com o relatório enviado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMAM), o esportista fez a instalação sem o devido instrumento de controle ambiental, movimentou a terra sem autorização, retirou a vegetação indevidamente além do jogador ter utilizado o lago mesmo após interdição.

No dia 22 de junho a Secretaria realizou uma averiguação no condomínio, após denúncias de que Neymar desviou o curso de um rio para a obra no lago. Segundo a procuradoria-geral, o jogador tem o prazo de 20 dias para recorrer a decisão.

Uma nota da Secretaria de Comunicação de Mangaritiba, informou que a SEMAM acionou também o Ministério Público, Polícia Civil, Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente e outros órgãos de controle ambiental.

Obra

A SEMAM foi até o condomínio AeroRural em 22 de junho para constatar denúncias anônimas de prática ilegais contra o Meio Ambiente. As equipes técnicas constataram que o lago não possuía autorização para obra, existia manejo de areia e de um rio. 

Conforme a equipe da Secretaria, a construção era parte de um reality show do grupo Genesis Experience e foi interditada. Embora proibido a utilização, Neymar descumpriu a ordem, sendo multado novamente.

Com informações do G1

Facebook
Veja também