Viagora

Ex-boxeador Maguila morre aos 66 anos em São Paulo

O ex-atleta foi diagnosticado com Encefalopatia Traumática Crônica (ETC), doença que afeta principalmente lutadores, em 2013 e desde então estava em tratamento.

Nesta quinta-feira (24), o ex-lutador de boxe, José Adilson Rodrigues dos Santos, mais conhecido como Maguila, morreu aos 66 anos vítima de demência pugilística, em São Paulo.

Maguila foi campeão brasileiro e sul-americano de boxe na categoria peso-pesado, além de campeão das Américas e Mundial. O ex-atleta foi diagnosticado com Encefalopatia Traumática Crônica (ETC), doença que afeta principalmente lutadores, em 2013 e desde então estava em tratamento.

Foto: Divulgação/ InstagramMaguila, ex-lutador de boxe
Maguila, ex-lutador de boxe

A doença que afetou Maguila é provocada por repetidos golpes na cabeça e se assemelha ao Alzheimer, tendo com consequências danos na memória e coordenação motora.

História

Maguila nasceu em Aracaju, Sergipe, e apesar de trabalhar na construção civil, ele dedicava seu tempo livre para praticar o boxe de maneira amadora.

O reconhecimento veio após o jornalista e empresário Luciano do Valle notar seu talento e começar a assessorá-lo. Com a parceria, o jovem lutador teve a oportunidade de ser treinado pelo norte-americano Angelo Dundee, que havia dirigido ícones como Muhammad Ali e Sugar Ray Leonard.

Sob a direção de Dundee, Maguila participou de 85 de lutas, com 77 vitórias, sendo 61 por nocaute, sete derrotas e um empate. O apelido lhe foi concedido por conta de suas semelhantes com o personagem do desenho animado Magilla Gorilla.

Com informações do Metrópoles

Mais conteúdo sobre:

Pesar

Facebook
Veja também