Índices de confiança do comércio e serviços caem em novembro
Conforme a pesquisa, o Icom recuou 10,8 pontos e chegou a 87,2 pontos, em uma escala de 0 a 200, atingindo o menor patamar desde abril de 2022 (85,9 pontos).
A Fundação Getúlio Vargas (FGV), divulgou nesta terça-feira (29), que os Índices de Confiança do Comércio (Icom) e de Serviços (ICS), apresentaram queda no mês de novembro, na comparação com outubro. Conforme a pesquisa, o Icom recuou 10,8 pontos e chegou a 87,2 pontos, em uma escala de 0 a 200, atingindo o menor patamar desde abril de 2022 (85,9 pontos).
De acordo os dados da FGV, a queda da confiança atingiu empresários dos seis segmentos do comércio. O índice de situação Atual, que mede a confiança no presente, perdeu 12,6 pontos e caiu 89,7 pontos. O Índice de Expectativas, que mede a percepção sobre o futuro, recuou 8,6 pontos e atingiu 85,2.
Serviços
O ICS caiu mais moderado do que o Icom na passagem de outubro para novembro; -5,4 pontos. Com isso, o ICS chegou a 93,7 pontos, a menor nível desde março de 2022 (92,2 pontos), apontou a pesquisa.
Segundo a FGV, a queda foi influenciada pela piora das avaliações das empresas sobre a situação corrente e, principalmente, das expectativas nos próximos meses. O Índice de Situação Atual caiu 3,1 pontos e foi para 96,9, em contrapartida o Índice de Expectativas cedeu 7,5 pontos, ficando em 90,7 pontos, menor nível desde abril do ano passado (88,7 pontos).
O economista da FGV, Rodolgo Tobler, afirmou que apesar do término do período eleitoral, fatores políticos passaram a ser muito citados como limitadores de melhoria dos negócios nos próximos meses, o que eleva a incerteza do cenário no curto prazo, e um ambiente macroeconômico delicado no ano que vem.
Com informações Agência Brasil.
Índice de Confiança dos Serviços (ICS)
Índice de Confiança do Comércio (Icom)
-
Atlético-PI vence Parnahyba e conquista taça do Campeonato Piauiense de Futsal 2024
O secretário estadual de Segurança Pública, Chico Lucas, representou o governador Rafael Fonteles na cerimônia de premiação e ressaltou que o campeonato merece ser valorizado e prestigiado. -
Lando Norris vence o GP de Abu Dhabi na última corrida da temporada 2024
Norris teve uma largada impecável e conseguiu manter a liderança durante toda a prova, administrando a vantagem para Carlos Sainz, que terminou na segunda posição. -
Gabriel Bortoleto conquista título da Fórmula 2 em Abu Dhabi
A conquista de Bortoleto é histórica, pois o Brasil se tornou o primeiro país a ter dois campeões da Fórmula 2 desde uma mudança de nome da competição, que antes era conhecida como GP2. -
Max Verstappen vence GP do Catar e consolida domínio na temporada 2024
Apesar da pressão inicial de Lando Norris, Verstappen conseguiu se manter à frente e ditou o ritmo da prova, escapando das disputas e problemas que marcaram a corrida. -
Rally do Companheirismo promove 18ª edição no Piauí
As inscrições para o evento mais aguardado do calendário off-road, se encerram dia 5 de dezembro
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir