Brasil alcança maior número de ouros em uma edição de Parapan
Superando a marca de 124 triunfos há quatro anos em Lima, no Peru, o Brasil marcou 132 desta vez.
Nessa sexta-feira (24) o time brasileiro alcançou o seu maior número de ouros nos Jogos Parapan-Americanos, que estão acontecendo em Santiago, no Chile. Superando a marca de 124 triunfos alcançados há quatro anos em Lima, no Peru, o Brasil marcou 132 desta vez.
O destaque foi Samuel Oliveira (deficiência intelectual), aos 24 anos, estabeleceu um novo recorde mundial na prova dos 400 metros da classe T20 com o tempo de 46s48, superando em quase quarenta centésimos a antiga melhor marca (46s86), que pertencia ao Daniel Tavares, também brasileiro.
Segundo Samuel, ele nunca imaginou que pudesse bater o recorde do Daniel. “Sempre treino com ele e esse é um sonho que está sendo realizado. É muita felicidade, não consigo nem descrever o que estou sentindo”, declarou o atleta paralímpico, que disputa o seu primeiro Parapan.
Além do ouro de Samuel, a equipe de atletismo brasileira fechou o dia com 16 medalhas (cinco ouros, seis pratas e cinco bronzes).
Brasil também é destaque na natação
Nessa sexta-feira (24), os brasileiros subiram ao pódio em 16 oportunidades (dez ouros, cinco pratas e um bronze). No total o Time Brasil encerrou sua participação na modalidade com 120 pódios (67 ouros, 30 pratas e 23 bronzes), na sua melhor campanha da história em uma edição de Jogos Parapan-Americanos.
Pódio no taekwondo
Os atletas do taekwondo brasileiros levaram o Brasil ao pódio em seis oportunidades também nessa sexta-feira, foram três ouros e três bronzes. Os destaques foram os ouros de Silvana Fernandes, na categoria até 57 quilos, de Nathan Torquato, na categoria até 63 quilos, e de Ana Carolina Moura, na categoria até 65 quilos.
Mais medalhas brasileiras
O dia também foi de conquistas no tênis, onde Leandro Pena garantiu o bronze na chave simples da categoria quad,e a dupla masculina Gustavo Silva Carneiro e Daniel Rodrigues Leandro ficaram com a prata.
Outro bronze para o Brasil foi conquistado pela seleção feminina de basquete, após vitória de 56 a 28 sobre a Argentina. Mais um pódio alcançado foi o terceiro lugar após triunfo sobre a Argentina veio no goalball feminino. Já na disputa masculina o Brasil garantiu a posição mais alta do pódio após triunfo de 12 a 2 sobre os Estados Unidos na final.
No ciclismo também teve medalha de ouro, onde Lauro Chaman foi o mais rápido na prova de perseguição 4000 metros das classes C4 e C5 (bicicletas convencionais). Já Bianca Garcia e Nicolle Wendy conquistaram um bronze na prova dos 1000 metros contrarrelógio da classe B (cegos).
Liderança do quadro de medalhas
Com esses resultados o Brasil está na liderança do quadro de medalhas do Parapan, com o total de 287 pódios (132 ouros, 75 pratas e 80 bronzes). A segunda colocada é a Colômbia (com 142 medalhas), enquanto os Estados Unidos ocupam a terceira posição (com 135 pódios).
Por: Alessandra Fonseca
Com informações de agênciaBrasil
Estudantes atletas piauienses conquistam medalhas nos Jogos da juventude
Os estudantes conquistaram medalhas nas modalidades mista e individual, tendo como destaque o estudante Marcos de Almeida Lima Filho, da Unidade Escolar Estado de São PauloPiauí conquista medalhas de bronze nos Jogos da Juventude 2024
As premiações foram obtidas nessa quarta-feira (13), no Centro de Convenções da cidade.GP de Mônaco garantido no calendário da formula 1 até 2031
O GP de Mônaco, que faz parte do calendário da Fórmula 1 desde a estreia da categoria em 1950, continua a ser uma das provas mais esperadas da temporada.Alonso critica Pirelli após caos no GP de São Paulo e questiona Pneus de Chuva na F1
A discussão sobre a adequação dos pneus de chuva, no entanto, deve seguir como tema nas próximas etapas, considerando os desafios enfrentados no Brasil.Tenente do Corpo de Bombeiros do Piauí conquista medalha de bronze no Judô
Pedro Bento, enfatizou o quanto se sente orgulhoso da sua trajetória no esporte
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir