Viagora

Brasil goleia Guiné por 4 a 1 em partida histórica contra racismo

A partida aconteceu nesse sábado (17), na Espanha. O amistoso foi marcado pela campanha "Com racismo não tem jogo" onde pela primeira vez na história a seleção jogou com uniforme todo preto.

A seleção brasileira goleou o Guiné por 4 a 1 em amistoso realizado na tarde desse sábado (17), no estádio Cornellà-El Prat em Barcelona, na Espanha. Além da disputa entre as equipes, a luta pelo racismo também entrou em campo. Em ato simbólico de protesto as violências sofridas por Vini Jr. os atletas do Brasil jogaram com o uniforme todo preto.

Um novo caso de racismo contra o assessor pessoal e amigo de Vini Jr., Felipe Silveira, aconteceu antes mesmo de iniciar a partida. A vítima relatou que foi abordada por um segurança após passar pela catraca de entrada no estágio que teria apontado uma banana em sua direção e afirmado que seria uma pistola contra ele. A Polícia foi acionada e conteve a situação.

Foto: Divulgação/ CBFAmistoso contra Guiné na Espanha.
Amistoso contra Guiné na Espanha.

O uniforme todo preto utilizado pelos jogadores é inédito nos 109 anos de história da seleção brasileira. O ato reforçou a campanha “Com racismo não tem jogo” que também contou com faixas estendidas em diversos pontos das arquibancadas, bem como frases antirracistas exibidas por torcedores e nos telões do estádio. Antes de entrar em campo o time fez um minuto de silêncio e os jogadores sentaram no gramado.

O estreante Joelinton fez o primeiro gol da seleção aos 26 minutos do primeiro tempo, após o goleiro tentar defender o gol de cabeça feito por Richarlison. Não demorou muito para o placar ser ampliado com a goleada de Rodrygo.

Vini Jr. Quase marcou outro gol aos 33 minutos, mas após a bola passar por fora próximo ao travessão. O primeiro e único gol de Guiné foi pontuado pelo jogador Guirassu que avançou Marquinhos e conseguiu abrir o placar do time guineense.

Na volta do intervalo o Brasil chegou com mais gás em busca da vitória e com apenas um minuto de partida Éder Militão conseguiu ampliar o placar para 3 a 1 após aproveitar o cruzamento de Paquetá. Um pênalti foi registrado aos 42 minutos do segundo tempo quando Malcom foi ao chão por conta de Sylla. O camisa 11 cobrou foi classe e marcou o fim da partida com vitória de 4 a 1.

O próximo amistoso está marcado para acontecer nesta terça-feira (20), o Brasil disputará contra Senegal em partida às 16h (horário de Brasília no Estádio de Alvalade, em Lisboa (Portugal).

Com informações da Agência Brasil

Facebook
Veja também