Viagora

Piauienses garantem medalhas no Campeonato Brasileiro de Kung Fu

Os jovens seguem conquistando medalhas no Brasil a fora, com apoio e incentivo do Governo do Piauí, através da Secretaria de Esportes.

A seleção piauiense de Kung Fu conquistou três medalhas de ouro, uma de prata e uma de bronze no 33º Campeonato Brasileiro de Kung Fu Wushu, o qual aconteceu de 6 a 10 de setembro em Bombinhas, em Santa Catarina. Os atletas seguem conquistando medalhas no Brasil a fora, com apoio e incentivo do Governo do Piauí, através da Secretaria de Esportes. 

Na competição, as medalhas de ouro vieram com Arthur Lima, categoria infantil 39 quilos; João Henrique Santos, categoria Juvenil 60 quilos de 15 a 17 anos e Nilson Paiva, categoria adulto 48 kg. A prata, com Warner Lopes na categoria espada reta, e com o medalhista de bronze Diego Ariel, categoria infantil 56 quilos de 12 a 14 anos.

Foto: Divulgação/Governo do PiauíAtletas piauienes conquistam medalhas em Santa Catarina
Atletas piauienes conquistam medalhas em Santa Catarina

O técnico Aridiego Pereira explicou que o Piauí á havia sido campeão brasileiro na modalidade Taolu, e em 2016 o atleta João Gabriel foi ouro na categoria de base. “A conquista na modalidade Sanda veio depois que a gente traçou os planos. Estudamos bastante e buscamos o apoio da Secretaria, fomos acolhidos e começamos a ter mais qualidade de treino. Aqui, lutamos com muita inteligência”, disse.

João Henrique afirma que o trabalho foi árduo e que o apoio do técnico e dos parceiros de treino foram lembrados. E destaca que depois de três contra atletas de Goiânia, Paraná e São Paulo, trabalha, sem descanso, para esse momento de conquistar uma medalha.

“Foram lutas difíceis.  Fiz pontuação e consegui vencer sem perder nenhum round. A preparação foi bastante importante, o técnico corrigindo erros e estudando o jogo dos adversários, porque sabíamos quais seriam os meus prováveis confrontos. Estudei bastante, porque, além de ser um jogo de contato, tem o estudo das estratégias. Cumpri as estratégias traçadas e venci. O foco agora é manter o rendimento e deixar o Piauí sempre no topo”, contou o atleta.

O atleta Nilson Lima, também medalha de ouro, comemorou a preparação e o bom resultado. “A preparação foi ótima, foi a todo vapor. O plano agora é conseguir vaga no time titular da seleção brasileira e conseguir lutar no Sul-americano, no Pan Americano e assim por diante”.

Segundo a secretária de Esportes, Josiene Campelo, as diversas modalidades esportivas estão sendo contempladas com vários programas e projetos da Secepi. E revela que a meta é ampliar ainda mais o apoio e patrocínio aos atletas, que vão a outros estados para ganhar incentivos. “Queremos mudar essa realidade, pois o Piauí tem potencial esportivo gigante. No esporte, o governador Rafael Fonteles e a equipe da Secepi trabalham para cada vez mais poder apoiar e patrocinar nossos esportistas”, contou.

Facebook
Veja também