Viagora

Gabriel Bortoleto conquista título da Fórmula 2 em Abu Dhabi

A conquista de Bortoleto é histórica, pois o Brasil se tornou o primeiro país a ter dois campeões da Fórmula 2 desde uma mudança de nome da competição, que antes era conhecida como GP2.

Neste domingo (08), o piloto Gabriel Bortoleto, de 21 anos, garantiu o título da Fórmula 2 ao cruzar a linha de chegada na segunda posição na corrida disputada em Abu Dhabi. Com esse resultado, o brasileiro repetiu o feito de Felipe Drugovich, que se sagrou campeão em 2022, e colocou o Brasil no seleto grupo de países com dois campeões da categoria desde que ela passou a se chamar Fórmula 2, em 2017.

A conquista de Bortoleto é histórica, pois o Brasil se tornou o primeiro país a ter dois campeões da Fórmula 2 desde uma mudança de nome da competição, que antes era conhecida como GP2. Antes de Bortoleto, o único brasileiro a vencer o campeonato foi Felipe Drugovich, que, com seu título no ano passado, também fez história ao se tornar o primeiro campeão brasileiro da categoria após a transição para a Fórmula 2.

Foto: Divulgação/ InstagramGabriel Bortoleto
Gabriel Bortoleto

Desde 2017, a competição de acesso à Fórmula 1 teve sete campeões, todos de diferentes nacionalidades o monegasco Charles Leclerc, os britânicos George Russell e Nyck de Vries (Países Baixos), o alemão Mick Schumacher, o australiano Oscar Piastri, o brasileiro Felipe Drugovich e o francês Théo Pourchaire. A decisão de 2024, que envolveu Bortoleto e o francês Isack Hadjar, colocou no jogo não apenas o título individual, mas também a disputa entre Brasil e França para ver qual país sairia com mais conquistas na categoria.

A corrida decisiva deste domingo foi marcada por momentos de tensão. Bortoleto, que largou na segunda posição, assumiu a liderança logo nos primeiros metros. Já Hadjar, que parte de terceiro, teve um problema no motor ainda na formação do grid, fazendo com que seu carro parasse.

Com o desempenho seguro e eficiente, Bortoleto garantiu a conquista da temporada 2024 da Fórmula 2 com 214,5 pontos, 22,5 a mais que Hadjar, que somou 192 pontos. O brasileiro encerrou o campeonato com duas vitórias e oito pódios.

Com informações do Grande Prêmio

Mais conteúdo sobre:

Fórmula 1

Esporte

Automobilismo

Facebook
Veja também