Viagora

Programa promove formação em arbitragem esportiva em Prata do Piauí

O curso de formação profissional em arbitragem reuniu 28 participantes de oito municípios.

A Secretaria dos Esportes do Estado do Piauí (Secepi) deu continuidade à segunda edição do projeto Capacita, no último final de semana, em Prata do Piauí. O curso, voltado para a formação profissional em arbitragem para educadores físicos, reuniu 28 participantes oriundos dos municípios de São Miguel da Baixa Grande, São João da Serra, Alto Longá, Lagoa do Piauí, Santa Cruz dos Milagres, Lagoinha e Monsenhor Gil.

De acordo com a secretária Josiene Campelo, o projeto Capacita, que no ano passado capacitou 300 profissionais em sete municípios, continua a expandir seu alcance, promovendo o desenvolvimento esportivo em todo o estado do Piauí. “Nossa meta é levar conhecimento e qualificação para todas as regiões do estado, contribuindo para a profissionalização dos educadores físicos e, consequentemente, para o fortalecimento do esporte local”, destacou a secretária.

Foto: Divulgação/ Governo do PiauíProjeto Capacita Piauí promove formação em arbitragem esportiva em Prata do Piauí
Projeto Capacita Piauí promove formação em arbitragem esportiva em Prata do Piauí

Em cada etapa do projeto, os participantes têm a oportunidade de aprender e praticar técnicas essenciais para a arbitragem esportiva. Entre os tópicos abordados estão a movimentação em campo, leitura de jogo, condução da partida, controle dos jogadores e procedimentos padrão de arbitragem. 

As atividades da capacitação ocorrem durante todo o dia, com aulas ministradas nos períodos da manhã, tarde e noite. Além de Prata do Piauí, o Capacita Piauí já passou por Campo Maior, Angical, Alto Longá, Palmeirais, São Pedro, Murici dos Portelas e Novo Santo Antônio. Os próximos municípios a serem contemplados serão Pimenteiras e Oeiras.

O coordenador do curso de arbitragem, Florindo Castro, ressaltou a importância do projeto para a valorização e capacitação dos profissionais do esporte. “O Capacita é um compromisso da Secepi com a valorização e capacitação dos profissionais do esporte, contribuindo para o fortalecimento das atividades esportivas e o incentivo à prática de esportes em todas as regiões do estado”, afirmou Castro.

Facebook
Veja também