Caixas-pretas de avião que caiu em São Paulo chegam a Brasília
O estudo dos aparelhos pode definir a causa do acidente, que ainda é uma incógnita.As caixas-pretas do avião que caiu em Vinhedo-SP, na sexta-feira (09), foram recuperadas e já chegaram a Brasília, no LABDATA, laboratório do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), onde serão apuradas informações que podem levar ao motivo da tragédia.
A principal dúvida é sobre a presença de gelo nas asas da aeronave, como motivo causador da queda. Em coletiva de imprensa, agentes do CENIPA garantiram que o avião é capacitado para as condições do voo em questão.
De acordo com o Brigadeiro do Marcelo Moreno, as informações serão cruzadas já em Brasília, mas os dados provenientes das caixas-pretas serão apenas parte da apuração.
“Existem aeronaves autorizadas a transportar passageiros, que não possuem gravadores de voo. É relativo falar que a falta de dados atrapalha a investigação. Tudo que estiver disponível, nós utilizaremos. Não só os gravadores. Nós temos capacidade, no LABDATA, aqui em Brasília, de extração de dados de voz e da CVR/FDR, que permitem sincronização entre vídeos e informações de voo”
Entenda o caso
A aeronave, um turboélice de passageiros, modelo ATR-72, operado pela Voepass Linhas Aéreas, decolou do aeroporto de Cascavel-PR, às 11h58 com destino ao Aeroporto de Guarulhos (GRU), na região metropolitana de São Paulo-SP.
Até o momento, a Voepass Linhas Aéreas confirmou a morte de 62 passageiros que estavam no vôo.