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64% dos profissionais preferem não falar sobre política no trabalho

31% dizem que gostam de debater, mas preferem falar fora do escritório. 3% tentam convencer colegas a votar nos candidatos de sua preferência.

A Trabalhando.com Brasil realizou uma pesquisa com 417 profissionais – 40% homens e 60% mulheres – para saber se é correto discutir política e eleições no trabalho. É possível que divergências políticas prejudiquem a relação com o chefe ou gere desconforto entre colegas de trabalho?

Para 64% deles, é melhor não falar sobre o assunto no trabalho. Já 31% dos entrevistados dizem que gostam de debater com seus colegas, mas preferem conversar sobre isso quando estão fora do escritório. Apenas 2% dizem que defendem seus partidos e candidatos no ambiente profissional e 3% tentam convencer seus colegas a votar nos candidatos de sua preferência.

De acordo com o diretor-geral da Trabalhando.com Brasil, Caio Infante, o ideal é manter o foco no trabalho e durante o tempo livre aproveitar para conversar com os colegas sobre temas mais neutros que não gerem discussões ou problemas de relacionamento com os colegas. Para Infante, assuntos polêmicos devem ser tratados com cautela e no local adequado. “É preciso conhecer muito bem o colega com quem você está conversando, pois muitas vezes esse tipo de discussão pode causar inimizades e isso é péssimo para todos. O ideal é debater política em ambientes mais informais e com pessoas do seu círculo de amizade ou família. Se você for questionado por colegas de trabalho não dê detalhes sobre suas preferências políticas, mantenha-se neutro”, diz.

Infante recomenda evitar o uso de camisetas, broches ou quaisquer acessórios que remetam a seu candidato ou partido, expor opinião política, falar em que votou ou votará, tentar convencer os colegas a votarem no seu candidato e criticar atitudes ou opinião dos colegas sobre suas escolhas ou simpatias.
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