Viagora

Sesapi promove Campanha de Triagem da Osteoporose

A doença é caracterizada pela diminuição da massa óssea, com consequente enfraquecimento do osso.

Conscientizar a população sobre as formas de combate à doença. Esse é o principal objetivo do Dia Mundial e Nacional da Osteoporose, comemorado no dia 20 de outubro.

A osteoporose é uma doença caracterizada pela diminuição da massa óssea, com consequente enfraquecimento e fragilidade do osso e maior possibilidade de fraturas, mesmo após pequenas quedas e traumas.

As estatísticas comprovam que uma em cada quatro mulheres, após a menopausa, tem osteoporose, e uma a cada cinco mulheres que já teve fratura e sofrerá outra fatura em menos de um ano. Os homens também são atingidos, sendo um em cada oito. No Brasil, mais de 10 milhões de pessoas têm a doença e, no mundo, esse número chega a 200 milhões. A boa noticia é que a osteoporose pode ser prevenida e tratada com excelentes resultados.

No Piauí, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), por meio da Coordenação de Atenção à Saúde do Adulto e do Idoso, realizará a Campanha de Triagem da Osteoporose, com o oferecimento de exames gratuitos, utilizando o aparelho de ultrassonometria óssea Sonost 2000 (Vicmed - Osteosys Medison®), com operador capacitado para realizar exames de ultrassom de calcâneo, durante toda esta semana, contemplando Instituições de Longa Permanência para Idosos, Centros de Convivência para Idosos e servidores da Sesapi, de acordo com a programação abaixo:

• Dia 23 (Terça-feira) - Centro de Convivência para Idosos da Zona Leste.
• Dia 24 (Quarta-feira) - Instituição de Longa Permanência para Idosos Frederico Ozanan - Núcleo de Atividades para Terceira Idade - NUT/Uespi
• Dia 25 (Quinta-feira) - Sesapi - Anexo Natan Portela
• Dia 26 (Sexta-feira) - Sesapi - Anexo Administrativo/Gabinete

Além de atividades anuais, a Sesapi sempre vem capacitando seus profissionais para prestarem um atendimento eficaz nesta área, por meio dos serviços oferecidos nas regionais e no Hospital Natan Portela, em Teresina.

“Em todas as áreas, o poder público deve estar presente, mas, a participação da população é essencial ainda mais na luta de doenças como essa, que requer uma atenção mais redobrada. Por tanto, simples atos como evitar o sedentarismo, preocupar-se com uma alimentação saudável e equilibrada, evitar o fumo, refrigerantes e bebidas alcoólicas, auxiliam na prevenção da osteoporose”, enfatizou Gisela Brito, coordenadora de Atenção à Saúde do Adulto e do Idoso, da Sesapi.

Facebook
Veja também