Viagora

SUS implanta teste rápido de identificação de tuberculose

O método deverá ser adotado em todo o País até o segundo semestre de 2013.

O Sistema Único de Saúde (SUS) concluiu a primeira fase de implementação do teste de identificação rápida da tuberculose, com experiências bem-sucedidas em Manaus e no Rio de Janeiro.

O método deverá ser adotado em todo o País até o segundo semestre de 2013.

Financiado pela Fundação Bill & Melinda Gates, que investe 1,8 milhão de dólares no novo teste, a doença pode ser diagnosticada em até duas horas e com risco mínimo de contaminação. A análise é totalmente automática.

O teste também identifica a resistência ou não ao antibiótico (a rifampicina) usado no tratamento da tuberculose e facilita, assim, a melhor prescrição para o tratamento. Foram realizadas 13.307 experiências em Manaus e no Rio de Janeiro. Deram positivos 14,2% dos exames.

O método tradicional dura 60 dias para a identificação das bactérias que causam a tuberculose e mais 42 dias para a obtenção do diagnóstico de especificidade e sensibilidade à rifampicina, com apenas 60% de precisão.

No teste rápido, os índices são de 92,5% (sensibilidade) e 99% (especificidade). A redução da morbidade e mortalidade pela doença é o principal objetivo do Ministério da Saúde na adoção do novo teste. Em 2011, foram registrados 71.337 casos, com 66% em pessoas do sexo masculino.

Mais conteúdo sobre:

Uber

Facebook
Veja também