Viagora

Entre livros e mamadeiras grávida do Espírito Santo se diz preparada para Enem

Bruna foi mãe aos 15 e, aos 17, novamente grávida, vai fazer o Enem. Jovem disse que quer se formar em Ciências Biológicas.

Imagem: ReproduçãoBruna foi mãe aos 15 e, aos 17, novamente grávida, vai fazer o Enem.(Imagem:Reprodução)Bruna foi mãe aos 15 e, aos 17, novamente grávida, vai fazer o Enem.
Livros e mamadeira, apostilas e chupeta. Foi assim que a estudante e mãe, Bruna Faé, de 17 anos, se dividiu nos últimos dois anos. Bruna só tinha 15 anos quando descobriu que estava grávida de Isabela. Mesmo com as dificuldades de ser mãe na adolescência, a menina não desistiu de se dedicar aos estudos para ser uma bióloga. No sábado (3) e no domingo (4), ela vai fazer a provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em Vitória, e acredita que está bem preparada.

“Sempre fui uma boa aluna e me dediquei aos estudos porque meu grande sonho é me formar em Ciências Biológicas. Quero trabalhar com genética e para isso sei que preciso mergulhar nos livros. Quando descobri a gravidez, levei um baque, mas tive o apoio da minha família. Isabela nasceu em novembro de 2010, e nessa data eu já tinha nota para passar de ano. O nascimento dela não me gerou nenhum tipo de problema e consegui conciliar a vida de mãe e de estudante ao mesmo tempo”, contou a jovem.

Bruna disse ao G1 que sua rotina começa bem cedo. Ela sai do bairro Sotema, em Cariaca, na Grande Vitória, pro volta de 6h30 e chega à Escola Estadual Maria Ortiz, na capital do estado, onde cursa o 3º ano do ensino médio. Para fazer a provas no fim de semana, a estudante contou que vai sair de casa com bastante antecedência. Para não ter problemas com o local das provas, Bruna já conferiu onde fica a escola e qual ônibus ela deve tomar.

“A Isabela passa a maior parte do tempo com a minha mãe, que foi quem me ajudou muito. É ela quem me apoia, me dá força para alcançar meus objetivos. Na parte da tarde, eu espalho os meus livros no chão do quarto e explico para a minha filha que a “mamãe precisa estudar”. Isabela imediatamente pega os livrinhos dela e começa a rabiscar quietinha no cantinho dela. Quem sabe assim ela cresça com a vontade de se dedicar aos estudos. Quero ser um exemplo para a minha filha e por isso não posso parar”, explicou Bruna Faé.

Como é o caso de muitos estudantes, o "bicho-papão" de Bruna é a matemática. Em 2011, a estudante fez as provas do Enem e disse que o resultado foi satisfatório. “A matemática ainda me persegue, mas nas outras matérias eu me saio muito bem. Nesse último ano, me dediquei mais aos números para que eles não venham me surpreender na hora da prova”, contou com bom humor.
Facebook
Veja também