Viagora

Em Mato Grosso do Sul, Enem tem 133.035 pessoas inscritas para as provas

As provas começam neste sábado (3), às 13h (horário de Brasília). Neste sábado vão ocorrer as provas de ciências humanas e da natureza.

Mato Grosso do Sul, segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), tem 133.035 pessoas inscritas para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). No país o número de inscritos chega a 5,7 milhões. As provas começam neste sábado (3), às 13h (horário de Brasília).

Neste primeiro dia de provas, os candidatos terão no mínimo duas e no máximo quatro horas e meia para responder a 90 questões de múltipla escolha, sendo 45 de ciências humanas e 45 ciências da natureza. O domingo (4) é o dia das provas de linguagens e códigos, matemática e redação, com duração total de cinco horas e meia.

Usos do Enem
A nota do Enem pode ser usada para tentar uma vaga em instituições de ensino superior --seja pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que reúne a maior parte das vagas nas universidades federais ou por vestibulares mistos de outras instituições públicas e particulares.

O resultado do exame também pode ser utilizado para que o candidato que ainda não concluíu o ensino médio obtenha o certificado que é oferecido pelo Ministério da Educação por meio das secretarias estaduais de educação.

Uma nota alta no Enem também pode garantir, mesmo para quem já está matriculado em uma instituição privada, uma bolsa de estudos parcial ou integral por meio do Programa Universidade para Todos (Prouni). O exame também é requisito para quem quer um contrato de financiamento por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Candidatos ao programa Ciência sem Fronteiras, que já deu mais de 17 mil bolsas de intercâmbio para universitários brasileiros em instituições de diversos países, também precisam tirar no mínimo uma média final de 600 pontos no Enem para poderem concorrer a uma das vagas.
Facebook
Veja também