Viagora

João de Deus elogia prorrogação por dois meses da ajuda às famílias vítimas da seca

O deputado defendeu o programa de cisternas e de outras medidas que podem minimizar o sofrimento das famílias com o desabastecimento de água.

O deputado João de Deus (PT) abriu a semana de pronunciamentos na Assembleia Legislativa do Piauí falando sobre a prorrogação por mais dois meses o pagamento do Bolsa Estiagem, no valor de R$ 80,00, cada parcela, além da ajuda extra do governo federal de duas parcelas de R$ 130 do Seguro Safra para um milhão e 500 mil famílias que vivem no semiárido.

“O Governo federal também vai prorrogar a venda de milho para pequenos agricultores a preços mais baixos, além de melhorar a distribuição das sementes”, comemorou.
“Esse é o momento mais crítico da seca, justamente em outubro e novembro. A prorrogação por mais dois meses do Bolsa Estiagem e do Seguro Safra vai significar mais 60 dias de alimentação garantida para essas pessoas. O programa de distribuição de milho até fevereiro também vai permitir que os agricultores possam plantar suas roças, bem como alimentar os seus animais”.

O deputado ressaltou que o governador Wilson Martins está negociando em Brasília a inclusão do Piauí no PAC Estiagem. “O governo busca o enfrentamento dessa eterna problemática da seca. Nós estamos combinando na Comissão de Enfrentamento dos Efeitos da Seca de uma audiência pública em São Raimundo Nonato, com a participação da sociedade, dos sindicatos dos trabalhadores rurais, dos órgãos que atuam nas políticas de enfrentamento da seca e das questões agrárias. Vamos visitar as comunidades rurais para ver de perto a situação das famílias vítimas da seca”.

João de Deus defendeu a transformação da comissão, que é temporária, em permanente, para discussão de propostas de médio e longo prazo para enfrentamento da seca no Piauí. “Queremos evitar ver esse filme se repetir sem poder fazer nada. Vivemos a pior seca dos últimos 50 anos. Estamos vendo as pessoas cortando os pés de caju para transformar em lenha. As abelhas dos apicultores desaparecendo por falta de água até para a sobrevivência das colmeias”, relatou.

O deputado Ismar Marques (PSB), em aparte, destacou o empenho do deputado João de Deus na discussão da seca, mas reclamou da carência de sementes nos estoques dos governos, como o milho subsidiado.

“Na seca, o produtor procura as partes mais baixas para plantar. Quando vem a enchentes destrói tudo. O Nordeste inteiro vem sofrendo com essa estiagem. A informação que temos é que um ou outro chuvisco vem acontecendo no interior”.

João de Deus lembrou que a presidente Dilma Rousseff autorizou a contratação de mais 50 carros-pipa pelo Exército, perfazendo um total de 460 veículos atendendo às famílias com água de qualidade. A Defesa Civil comanda outros 200 carros-pipa.

“Aquelas comunidades que têm dificuldade de acesso à água que procurem o Exército, a Defesa Civil ou os sindicatos de trabalhadores rurais pare reclamar do abastecimento irregular de água”.

O deputado defendeu o programa de cisternas e de outras medidas que podem minimizar o sofrimento das famílias com o desabastecimento de água.
Mais conteúdo sobre:

João de Deus

Facebook
Veja também