Viagora

Polícia Federal prende quadrilha envolvida com tráfico internacional de drogas em Minas Gerais

Cinco pessoas foram presas em Uberaba, no Triângulo Mineiro. Uma aeronave e 200 quilos de pasta base de cocaína foram apreendidos.

Uma operação de combate ao tráfico de drogas internacional, desencadeada pela Polícia Federal (PF), terminou com a prisão de cinco pessoas na noite desta sexta-feira (30), em Uberaba, no Triângulo Mineiro. De acordo com a polícia foram apreendidos 17 automóveis, sendo oito de luxo, cinco motocicletas de luxo, um veículo aquático, uma lancha e uma aeronave pertencente a quadrilha. Além disso, foram apreendidos R$ 200 mil em dinheiro, armamentos e cerca de 200 quilos de pasta base de cocaína.

Segundo o delegado-chefe da Polícia Federal de Uberaba, Carlos Henrique Cota D’Ângelo, os presos em Uberaba, todos homens, são os principais membros da quadrilha. No entanto, não foi descartada a hipótese de haver mais prisões no município. As prisões ocorreram em um rancho às margens do Rio Grande, próximo ao município de Conceição das Alagoas.

“Nós sabíamos da aterrissagem da aeronave. Ela pousou, distribuiu a droga e partiu. Conseguimos localizá-la e apreendê-la em uma pista clandestina de Santa Juliana. Certamente, é a maior apreensão desse material no Triângulo e talvez uma das maiores de Minas Gerais”, revelou o delegado, ressaltando que as últimas quedas de aeronaves de pequeno porte ocorridas na região, nas cidades de Delta, Prata e Conceição das Alagoas, têm ligação com o bando.

Segundo a Polícia Federal, a movimentação para prender os integrantes da família começou na manhã de sexta-feira, sendo que na madrugada do mesmo dia todos já estavam presos. No entanto, o delegado lembrou que a investigação durou aproximadamente um ano. “Não pode ser considerado um flagrante, pois eles já vinham sendo investigados, inclusive com o cruzamento de informações. Também queremos apreender os imóveis, mas precisamos provar aos juízes que eles pertencem aos traficantes”, explicou o delegado.

Ainda, conforme o delegado, a quadrilha está vinculada a uma apreensão de 400 quilos de pasta base de cocaína na cidade de Ribeirão Preto, interior de São Paulo, no início de novembro, e mais 400 quilos do mesmo produto em Rio Verde, no estado de Goiás. “Já é comprovado que se trata da mesma quadrilha. Em cada uma dessas apreensões, um suspeito foi preso. Em menos de um mês, mais de uma tonelada de drogas foi apreendida”, esclareceu o delegado.
Mais conteúdo sobre:

Minas Gerais

Willame Moraes

Facebook
Veja também