Viagora

Grupo Escalet capta recursos para Paixão de Cristo 2013

São 18 anos encenando um espetáculo, já considerados um dos maiores do Norte e Nordeste.

Aprovado pela Lei Rouanet - lei federal de incentivo à cultura -, o projeto a respeito das mudanças no espetáculo A Paixão de Cristo, em Floriano, agora os organizadores do evento estão em busca da capacitação de recursos para realização desse projeto. São 18 anos encenando um espetáculo, já considerados um dos maiores do Norte e Nordeste, o Grupo Escalet precisa do apoio empresarial para a concretização dessas ideias.

A contribuição das empresas será deduzida, integralmente, no Imposto de Renda e ainda agrega valores à sua marca, segundo César Crispim - da direção do Escalet. Ainda segundo ele, o projeto poderá ser apoiado de duas formas: diretamente, sem fazer uso da lei de incentivo, ou indiretamente - utilizando a lei em questão. Portanto, para Crispim, esta é uma oportunidade que as empresas terão de ver sua marca ligada a um renomado espetáculo.

O espetáculo, que acontece no período da Semana Santa, acontece no Teatro Cidade Cenográfica, considerado um dos maiores do Brasil. O espaço reproduz, em medidas grandiosas, a Jerusalém do ano 33 a.C. É nessa área, com aparência semelhante à árida Judeia que atores da comunidade e convidados fazem uma encenação das mais elogiadas, Brasil afora. No mesmo local também está o Cine-Teatro Escola, com sala climatizada para 150 espectadores, duas salas de aula e camarins. A biblioteca Ailda Cunha foi instalada no local e oferece dois mil títulos para pesquisas, sala de informática, sala de vídeo, acervo de textos teatrais, CDs, fitas de vídeo e DVDs.

A apresentação da Paixão de Cristo, na versão 2013, terá como novidade a estrutura que já está sendo montada na cidade cenográfica, com 45 mil metros quadrados. Os palcos ficarão bem maiores e novos palácios serão construídos: serão quatro cenários construídos e sete naturais.

Entre os convidados estão os atores de fama nacional: Francisco Roberto Júnior, que interpretará Jesus Cristo; Tuca Andrada, Pilatos; Rafael Cardoso, Herodes; Heitor Martinez, Caifás; Fátima Marques, Maria; Alisson Rocha, Lúcio Catano, Neurene Rocha, Herodiades e o ator Nilson Ferreira que viverá Nicodemos. Para se juntar a esses astros, estarão em cena mais de 350 atores e figurantes.

Um grande show

Neste ano, Mais de dez mil espectadores se emocionaram com a história de Jesus, contada do batismo à ressurreição, através de vinte e cinco cenas e trezentos e cinquenta atores em cena. Os atores convidados foram Gustavo Leão, que interpretou o personagem Herodes, Rei da Galileia, Alexandre Slaviero, que deu vida ao governador Poncio Pilatos e a florianense Débora Kalume, que incorporou a messalina Salomé. Atores locais também contribuíram para que o evento se confirmasse como a maior Paixão de Cristo do Piauí e uma das maiores do Brasil.

Os atores convidados falaram da emoção de estarem em Floriano, como é o caso da florianense Débora Kalume: "É uma adrenalina, devido ser o espetáculo um espaço gigantesco com milhares de pessoas, fora a mensagem que é passada pela história". Segundo Alexandre Slaviero, "o mais bonito é que a história comove a todos. Vejo a dedicação do elenco". Já para Gustavo Leão, "fiz uma preparação para estar interpretando, foi muito bom."

"A 17ª edição da Paixão de Cristo trouxe-nos a certeza de que o grupo está no caminho certo, investindo na cultura para colocar o Piauí em projeção nacional, os principais sites do país deram evidencia ao evento, TVs do Piauí e Ceará fizeram a cobertura e caravanas de várias cidades e estados estiveram presentes. Temos a certeza que hoje a encenação é uma das maiores do Brasil, com um elenco grandioso, uma estrutura física que vem, ao longo dos anos, superando outros teatros a céu aberto do país e uma forma de contar a historia de Jesus como ninguém antes viu", assinala César Crispim.
Mais conteúdo sobre:

Partido dos Trabalhadores - PT

Facebook
Veja também