Viagora

Eletrobras estaria descumprido lei que proíbe negativação de cadastro

Procon se reunirá com empresa para assinar termo de ajuste de conduta. Fornecedora diz que ainda não foi informada oficialmente sobre o assunto.

A Eletrobras Piauí vem descumprindo a Lei estadual de nº 6.183/2012, que proíbe as concessionárias de serviço público de incluir o nome dos clientes devedores no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e Serasa. A afirmação é do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) do Ministério Público Estadual.

De acordo com o conciliador do Procon, Campelo Júnior, muitas pessoas tem reclamado desse procedimento da Eletrobras. “A empresa vem descumprindo essa lei e o Procon está de olho. Uma reunião deve ser marcada em breve para que seja assinado um Termo de Ajuste de Conduta para que a lei seja cumprida”, disse.

Ainda de acordo com o conciliador, caso a empresa fornecedora de energia continue não cumprindo com lei, o Ministério Público do Estado irá ingressar com uma ação civil pública contra a concessionária.

"O consumidor pode nos procurar para aconselhamento e informação, mas o Procon não tem condição de resolver o problema. É interessante que a pessoa faça isso para que a ação ganhe volume e força", aconselha.

A Eletrobras, por meio de sua assessoria de imprensa, declarou que não foi informada oficialmente, pelo Procon, sobre nada referente ao descumprimento de qualquer lei. Questionada se a empresa estava negativando o cadastro de consumidores inadimplentes, a assessoria afirmou que a Eletrobras não tinha mais nada a declarar sobre o assunto.
Mais conteúdo sobre:

Cepisa

Facebook
Veja também