Viagora

Associação piauiense da indústria reclama da péssima qualidade da energia fornecida pela ELETROBRÁS

As oscilações, interrupções no fornecimento, baixa tensão e a demora no restabelecimento causa enormes prejuízos aos empresários,

A má qualidade da energia elétrica no Piauí tem causado prejuízos às indústrias impedindo até que outras se instalem no estado. Um incêndio que teria sido provocado por um curto-circuito, parou o funcionamento de uma fábrica de pisos pré-moldados em Teresina depois de destruir a máquina principal. A empresa suspeita que o fogo tenha sido provocado após uma oscilação na energia.

“Nós estamos deixando de produzir 400 metros quadrados de blocos todos os dias”, disse Emerson Gomes, encarregado de produção da fábrica.

O conserto da máquina está orçado em R$ 500 mil e pode demorar até seis meses e durante esse período a fábrica ficará parada aumentando ainda mais o prejuízo. “É um prejuízo enorme para a nossa empresa, tanto em relação ao maquinário como para o produto, fora as demissões que devem ocorrer também”, relatou Emerson.

A baixa qualidade da energia que é fornecida pela Eletrobras no Piauí tem sido alvo constante de reclamações na Associação Industrial Piauiense (AIP). As oscilações, interrupções no fornecimento, baixa tensão e a demora no restabelecimento, não só causam prejuízos aos industriais, mas também desestimulam a instalação de novas fábricas no estado.

“Onde se usa tecnologia de ponta se requer uma energia elétrica de qualidade. Então a medida que nós temos isso, nós estamos nos diferenciando de forma negativa em relação aos demais estados”, comentou o Ezequias Costa, presidente da AIP.

O gerente de expansão da Eletrobrás no Piauí, Pedro Matheus, reconhece as deficiências, mas disse que o órgão dispõe de R$ 250 milhões para investir na rede de alta tensão e ressaltou ainda que a disponibilidade de energia para Teresina vai dobrar após a inauguração da subestação no Polo Empresarial Sul, que se somará a outras duas que foram inauguradas este ano.

“Nós estamos com os recursos e com o projeto pronto para fazer”, afirmou o gerente.
Mais conteúdo sobre:

Cepisa

Facebook
Veja também