Viagora

Assis Carvalho defende melhorias no abastecimento de água

Cada kit de irrigação atende a três famílias, que conseguem uma renda bruta de cinco salários mínimos por mês.

No assentamento Soizão, a produção de hortaliças vai bem. No entanto, poderia ser bem maior. A oferta de água é insuficiente para a irrigação. Esse é o principal problema da comunidade relatado ao deputado federal Assis Carvalho (PT/PI) e ao superintendente do Incra, Francisco Limma, em recente visita ao município de Oeiras.

Imagem: Germana Chaves/GP1Clique para ampliarAssis Carvalho(Imagem:Germana Chaves/GP1)Assis Carvalho
Cada kit de irrigação atende a três famílias, que conseguem uma renda bruta de cinco salários mínimos por mês. "Isso é um dado fantástico. O que eles querem é melhorar o sistema de abastecimento de água na comunidade para aumentar a produção. Inclusive, eles já contam com todo o equipamento para o poço, falta apenas construí-lo, porque o volume de água atual não é suficiente para sustentar a produção e os moradores", explicou o deputado.

Limma disse que estão previstos recursos para equipar mil poços em todo o Piauí, falta apenas que as prefeituras ou associações enviem notas técnicas para a liberação do recursos. No Soizão, são 28 famílias assentadas em uma área de 128 hectares.

Em Tamboril, a água também é uma das maiores dificuldades apontadas pelas 50 famílias do Assentamento Tamboril, município de São João da Varjota. Elas ocupam uma área de 2.240 hectares, mas não há demarcação de lotes e falta poços para abastecer a todos. Francisco Limma disse que já existe uma empresa licitada para fazer a obra, que foi iniciada e ainda falta ser concluída. Os moradores disseram que a empresa paralisou as obras e eles aguardam uma solução. "Vamos averiguar os fatos e caso não haja mais interesse ou possibilidade da empresa concluir a obra, chamaremos o segundo colocado", afirmou.

Os moradores também pediram calçamento e, ainda, assistência técnica para orientar na produção.
Mais conteúdo sobre:

Assis Carvalho

Facebook
Veja também