Celulares lideram lista de queixa dos consumidores nos Procons
Aparelhos motivaram 14,1% das reclamações, diz Ministério da Justiça. Problemas com cobrança foram os mais enfrentados em 2011.
Os problemas com aparelhos celulares foram o assunto mais reclamado pelos consumidores no ano de 2011 de acordo com o Cadastro Nacional de Reclamações Fundamentadas, divulgado nesta terça-feira (18) pelo Ministério da Justiça.
O cadastro registrou um total de 153.094 reclamações no ano passado nos Procons, contra mais de 19 mil fornecedores.
Os aparelhos celulares motivaram 14,1% do total, mais que o dobro do segundo colocado, que foram as reclamações envolvendo problemas com microcomputadores e produtos de informática, com 6,8%. Na lista do ano passado, os celulares também apareceram no topo da lista, junto com equipamentos eletroeletrônicos e eletrodomésticos.
Na terceira posição do ranking estão os eletrodomésticos da linha branca, também com 6,8%, seguidos pelo cartão de credito, com 6,6%, e telefonia celular, com 6,1%.
As reclamações fundamentadas são aquelas que precisam ter audiências para solucionar o conflito entre o consumidor e a empresa e representaram 15,3% do total geral de atendimentos dos Procons no ano passado. O cadastro de reclamações existe desde 2006.
Problemas relatados
O Ministério da Justiça também listou o tipo de reclamação feita pelos consumidores – ou seja, os problemas relatados.
Nesse quesito, os impasses com cobrança foram os mais enfrentados pelos consumidores em 2011, de acordo com o levantamento, com 28,1% do total, seguidos por problemas com garantias de produtos, com 24%, e vício ou má qualidade de produto ou serviço, com 18,9%.
Empresas
É feito, ainda, o ranking das empresas que foram as mais reclamadas pelos consumidores.
Posição Empresa Número de reclamações/
% do total
1º
Oi 6.919 (4,52%)
2º
LG 5.129 (3,35%)
3º
Claro/Embratel
5.082 (3,32%)
4º
Itaú
5.015 (3,28%)
5º
Máquina de Vendas
4.843 (3,16%)
6º
B2W/Lojas Americanas
4.716 (3,08%)
7º
Bradesco
4.421 (2,89%)
8º
Casas Bahia/Ponto Frio
4.409 (2,88%)
9º
Banco do Brasil/Votorantim/Mapfre
3.638 (2,38%)
10º
Samsung
3.347 (2,19%)
Fonte: Ministério da Justiça
Por esse tipo de queixa, a Oi foi a empresa com o maior número de reclamações em 2011: foram 6.919, o que corresponde a 4,52% do total.
Em segundo lugar ficou a LG, com 5.129 queixas (3,35%), seguida da Claro/Embratel (5.082 reclamações, 3,32%).
O cadastro registrou um total de 153.094 reclamações no ano passado nos Procons, contra mais de 19 mil fornecedores.
Os aparelhos celulares motivaram 14,1% do total, mais que o dobro do segundo colocado, que foram as reclamações envolvendo problemas com microcomputadores e produtos de informática, com 6,8%. Na lista do ano passado, os celulares também apareceram no topo da lista, junto com equipamentos eletroeletrônicos e eletrodomésticos.
Na terceira posição do ranking estão os eletrodomésticos da linha branca, também com 6,8%, seguidos pelo cartão de credito, com 6,6%, e telefonia celular, com 6,1%.
As reclamações fundamentadas são aquelas que precisam ter audiências para solucionar o conflito entre o consumidor e a empresa e representaram 15,3% do total geral de atendimentos dos Procons no ano passado. O cadastro de reclamações existe desde 2006.
Problemas relatados
O Ministério da Justiça também listou o tipo de reclamação feita pelos consumidores – ou seja, os problemas relatados.
Nesse quesito, os impasses com cobrança foram os mais enfrentados pelos consumidores em 2011, de acordo com o levantamento, com 28,1% do total, seguidos por problemas com garantias de produtos, com 24%, e vício ou má qualidade de produto ou serviço, com 18,9%.
Empresas
É feito, ainda, o ranking das empresas que foram as mais reclamadas pelos consumidores.
Posição Empresa Número de reclamações/
% do total
1º
Oi 6.919 (4,52%)
2º
LG 5.129 (3,35%)
3º
Claro/Embratel
5.082 (3,32%)
4º
Itaú
5.015 (3,28%)
5º
Máquina de Vendas
4.843 (3,16%)
6º
B2W/Lojas Americanas
4.716 (3,08%)
7º
Bradesco
4.421 (2,89%)
8º
Casas Bahia/Ponto Frio
4.409 (2,88%)
9º
Banco do Brasil/Votorantim/Mapfre
3.638 (2,38%)
10º
Samsung
3.347 (2,19%)
Fonte: Ministério da Justiça
Por esse tipo de queixa, a Oi foi a empresa com o maior número de reclamações em 2011: foram 6.919, o que corresponde a 4,52% do total.
Em segundo lugar ficou a LG, com 5.129 queixas (3,35%), seguida da Claro/Embratel (5.082 reclamações, 3,32%).
Mais conteúdo sobre:
Luiz Inácio Lula da Silva
Facebook
Veja também
Ciro Nogueira apresenta projeto de lei para reforçar segurança em compras online
O senador destacou que a iniciativa é uma resposta à necessidade urgente de proteger consumidores diante do aumento de golpes digitais.Cantor Agnaldo Rayol morre aos 86 anos em São Paulo
A causa da morte teria sido uma queda em seu apartamento.As vésperas do Enem 2024 candidatos conferem locais de prova
O Inep recomenda que os candidatos levem o cartão de confirmação impresso nos dois dias de exame, embora isso não seja uma exigência para a participação.Mais de 40 apostas realizadas no Piauí acertam a quadra na Mega-Sena
De acordo com a Caixa Econômica Federal, os números sorteados foram: 29 - 32 - 40 - 42 - 49 - 58.Segundo turno das eleições municipais de 2024 acontece neste domingo
Ao todo, mais de 33 milhões de eleitoras e eleitores estão aptos a votar em 51 municípios
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir