Viagora

Política de atenção ao idoso é tema de capacitação em Buriti dos Lopes

Equipe da Sasc orienta sobre implantação do Conselho Municipal da Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa.

Profissionais da Secretaria da Assistência Social e Cidadania (Sasc) ministraram nesta terça-feira (25), uma capacitação sobre a política de atenção ao idoso no município de Buriti dos Lopes. O evento contou com a participação de cerca de 100 pessoas, sendo a maioria idosos, e o principal eixo de discussão foi a implantação do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, que em breve deve ser instituída na cidade.

A capacitação foi realizada a convite da Secretaria Municipal de Buriti dos Lopes e contribuiu para a formação dos futuros conselheiros e para tirar dúvidas dos idosos sobre seus direitos. “ Gostei de participar porque aprendi mais, agora sei que o atendimento prioritário nos caixas de bancos e supermercado é um direito nosso e não um favor da empresa. Também demos sugestão de como melhorar a nossa qualidade de vida, daí a importância de espaços de discussão como este”, comentou a aposentada de 71 anos Maria Nilce Moraes.

Depois da explanação sobre a importância e qual o papel do Conselho, a assistência social e gerente de média complexidade da Sasc, Luciana Evangelista, fez uma avaliação bastante positiva do trabalho. “ Aqui tivemos uma grande participação de idosos e isso é o que é importante. É o protagonismo da pessoa idosa, é eles se sentirem parte de fato da elaboração da política de defesa de seus direitos. A capacitação foi muito proveitosa”, comemorou.

A secretária municipal de Buriti dos Lopes , Rosângela Santos e Santos, disse que a ideia era realmente capacita-los primeiro para só depois instituir o conselho e desta forma garantir a legitimidade do controle social por parte de quem realmente é beneficiado por ele. “ Geralmente primeiro é implantado o conselho e só depois os conselheiros são capacitados e resolvemos fazer o contrário para permitir que nossos idosos compreendam o que de fato representa o conselho e até manifestar a vontade de participar dele”, explicou a gestora acrescentando que “a capacitação foi excelente e pela primeira vez uma equipe profissional conseguiu prender atenção dos idosos. Eles sempre se dispersam rapidamente, por isso agradecemos aqui a Luciana e a Cilene que demonstrou muita sensibilidade e profissionalismo no tratamento com o idoso”.
Mais conteúdo sobre:

Política

Facebook
Veja também