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Nova política do Instagram começa a valer neste sábado (19)

Os novos termos de uso e política de privacidade do Instagram, aplicativo de fotos do Facebook, começam a valer a partir do próximo sábado (19).

Os novos termos de uso e política de privacidade do Instagram, aplicativo de fotos do Facebook, começam a valer a partir do próximo sábado (19). As mudanças anunciadas em dezembro geraram confusão entre os usuários, que acharam que as fotos poderiam ser vendidas pelo Instagram, sem nenhuma remuneração ao fotógrafo.

Diante das reações negativas dos usuários, um dos criadores do aplicativo, o americano Kevin Systrom, pediu desculpas pela linguagem usada no texto e anunciou que houve uma revisão.

Veja perguntas e respostas sobre os novos termos de uso do Instagram.

O Instagram pode vender minhas fotos?

Não. Ao contrário do que o texto inicial do Instagram dava a entender, as fotos colocadas pelos usuários na rede social não poderão ser vendidas pela empresa. O aplicativo diz que não tem a intenção de fazer esse comércio ou de funcionar como uma agência de venda de fotos. Kevin Systrom, um dos criadores do Instagram, explica que os usuários "são donos de seu conteúdo e o Instagram não quer nenhum direito sobre as fotos".

Apesar disso, o usuário irá licenciar seu conteúdo sob condições específicas ao Instagram. Os documentos não deixam claro como essa licença será feita, apenas dizem que ela não é exclusiva, é válida em todo o mundo e não envolve o pagamento de direitos autorais.

Minha conta é fechada só para meus amigos. Isso muda com as novas regras?

Segundo o Instagram, “nada muda sobre a propriedade das fotos ou quem as vê”. Assim, quem tem seu perfil fechado continuará com suas fotos expostas apenas ao grupo seleto que autorizar.

O meu Instagram ficará cheio de anúncios e banners?

O aplicativo foi criado para ser um negócio e, por isso, precisa gerar renda, explica Systrom. Mas ele conta que o Instagram quer evitar colocar banners no feed de fotos que o usuário vê quando abre o programa. Para gerar receita de outras maneiras, o “app” conta que quer “experimentar com anúncios inovadores que sejam apropriados ao Instagram” --nenhum exemplo de publicidade inovadora foi fornecido pelo site.

Systrom conta que, no futuro, os usuários e empresas que estão presentes no Instagram poderão “promover suas fotos e contas para aumentar o engajamento”. Esse tipo de ação poderia gerar receita para o aplicativo, mas não ficou claro como seria esse processo.

Ao concordar com os novos termos, o usuário do “app” “concorda que o Instagram pode colocar anúncios e promoções no serviço”. As políticas de privacidade dão conta de que o programa está autorizado a trazer "conteúdo personalizado e informações aos usuários, que podem incluir anúncios on-line e outras formas de marketing".

O Instagram vai passar minhas informações para outras empresas?

Sim, o aplicativo está autorizado a fazer isso. As políticas de privacidade do site dão conta de que o Instagram pode compartilhar dados de navegação do usuário com empresas de publicidade. "Essa informação vai permitir que as empresas externas ao Instagram possam trazer anúncios focados, que elas acreditam que possam ser mais interessantes para você", diz o texto do aplicativo.

Na mesma seção das políticas de privacidade, o Instagram diz que poderá "remover parte dessas informações que podem identificá-lo" e compartilhar dados anônimos com as empresas externas. O programa também está autorizado a combinar as informações de vários usuários, para que certos dados não estejam associados a indivíduos específicos.


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