Viagora

Blitz educativa pede fim da violência no trânsito

Na manhã desta quarta-feira (30) foi realizada uma blitz educativa na Praça do Marquês.

A violência no trânsito tem tirado muitas vidas, foram 319 somente no ano de 2012, em todo o Piauí. Para pedir paz, paciência e prudência no trânsito, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PI), em parceria com diversos órgãos do Sistema Nacional de Trânsito, realizou, na manhã desta quarta-feira (30), uma blitz educativa na Praça do Marquês. “O trânsito produz violência quando o motorista dirige com imprudência ou desrespeitando as leis de trânsito”, explica o diretor-geral do Detran-PI, Jose Antonio Vasconcelos.

O alvo da ação, que marca o Dia Mundial da Não Violência, foram motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres, além de crianças na faixa etária de 9 a 11 anos, que participaram de atividades lúdicas voltadas para a educação no trânsito. “Esse tipo de atividade é importante para as crianças, porque é um complemento da educação que elas já recebem na escola. E desta forma elas se sentem mais próximas da realidade e com isso desenvolvem ainda mais sua cidadania”, destaca a professora Patrícia Leite.

A diretora da Escola de Trânsito Piauiense, Gemma Galgani, lembra que começar a educação do trânsito ainda na infância é a melhor forma de desenvolver motoristas mais conscientes. “Se as crianças forem educadas desde cedo, quando elas forem adultas e motoristas vão respeitar as leis de trânsito e, consequentemente, serão menos imprudentes”, afirma.

O dia 30 de janeiro foi proclamado pela Organização das Nações Unidas (ONU), como o Dia da Não Violência, em homenagem a Gandhi, cujo assassinato ocorreu nessa data, em 1948. Trata-se de uma iniciativa voltada à educação para a paz, a solidariedade e o respeito pelos direitos humanos.
Mais conteúdo sobre:

Violência

Facebook
Veja também