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Em um ano, captação de vagas no Sine-PI teve aumento de 3.625%

O setor de Captação de vagas é responsável por cadastrar as vagas de emprego que o Sine-PI oferta no sistema.

A Secretaria Estadual do Trabalho e Empreendedorismo (Setre), através do Sistema Nacional de Emprego do Piauí (Sine-PI), captou, em janeiro de 2013, cerca de 140 vagas a mais que o primeiro mês de 2012, o que equivale a um aumento de 3.625%, tendo sido encaminhadas e inseridas no mercado de trabalho mais de 1.800 pessoas.

O setor de Captação de vagas é responsável por cadastrar as vagas de emprego que o Sine-PI oferta no sistema, monitorando e acompanhando seus resultados. A maior procura, de acordo com a diretora do Sine-PI, Samara Rocha, tem sido no setor de construção civil, tanto no Piauí, quanto em outros estados. A diretora destaca a gratuidade dos serviços prestados em todos os postos do Piauí. “Todos os serviços são gratuitos, inclusive expedição da Carteira de Trabalho, Previdência Social e cursos de qualificação. O trabalhador pode ir direto à unidade fazer o cadastro”, afirma.

Os resultados obtidos em um ano, entre janeiro de 2012 e janeiro de 2013, para a secretária do Trabalho, Larissa Maia, são bastante satisfatórios e, a fim de que os números aumentem, o início do ano tem sido de muito trabalho para a equipe. “Queremos inserir no mercado o máximo de trabalhadores possível e para isso estaremos reestruturando os postos do Sine com o objetivo de oferecer um maior suporte às unidades, aumentando a capacidade de atendimento”, diz.

Em reunião convocada pela secretária, nessa quinta-feira (8), gerentes e coordenadores do Sine-PI discutem projeto de reestruturação da unidade Central, em Teresina. O projeto tem como meta melhorar os resultados produzidos e agilizar os serviços oferecidos através da confecção de cartilhas explicativas ao trabalhador e através da mudança de localização de alguns setores para organizar melhor o atendimento.

A proposta da reorganização no espaço do Sine-PI é deixar todos os setores de atendimento voltados ao trabalhador, no térreo da unidade. “O Sine Centro possui vários setores de atendimento voltados aos trabalhadores que procuram emprego. A centralização desse atendimento facilitará os serviços oferecidos ao trabalhador que muitas vezes percorre duas ou três salas para conseguir a carta de encaminhamento para participar do processo seletivo” explica Felipe Steremberg, gerente de Intermediação.

No encontro, em que esteve presente, além do gerente Felipe, a coordenadora de Captação de Vagas, Clerice Santana, a gerente Operacional Márcia Monteiro e a diretora do Sine-PI, Samara Rocha, também foi apresentado o relatório da situação de todos os 14 postos do Estado e feita a explanação de soluções para os problemas apresentados, como de encaminhamentos, termos de parcerias, credenciamento e estrutura.

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