Viagora

Vereador Dudu (PT) denuncia morte de uma criança

Para o vereador, "se a criança estivesse sido assistida pela Equipe do PSF, provavelmente, ela não teria morrido no dia 17 de maio, em decorrência de ter recebido essa dose de glicose

Em sessão ordinária desta terça-feira, 28 de maio, o vereador Dudu (PT) fez denúncia contra o sistema de saúde do município de Teresina, em decorrência de sucessivos erros que levou a morte da menina Luana Mesquita, de 8 anos, no dia 17 de maio, no Hospital do Satélite.

Segundo o vereador, a criança passou mal em casa e foi levada por seus pais para o Hospital do Satélite e ao chegar lá, ela foi diagnóstica com quadro de desnutrição e o procedimento foi à aplicação de soro glicosado. Seria um procedimento normal, mas por falha do acompanhamento da equipe do PSF e da falta de exames antes de iniciar o procedimento nesse Hospital, a criança sofreu choque anafilático, por ter recebido doses de glicose e ser portadora de diabetes. “Para agravar a situação, no momento em que ela esteve hospitalizada, por volta das 18h30 até as 20h, faltou energia e o gerador desse Hospital não funcionou e a criança agonizou até a morte, sem puder receber qualquer tipo de atendimento ou procedimento que poderia ter a salvo”, lamenta.

Outro fato que chama a atenção é que os pais da criança relataram que moram há dez anos na região do bairro Satélite e nunca receberam a visita da equipe do PSF em sua residência para acompanhar preventivamente da saúde de sua família.

“A morte dessa criança foi uma sucessão de erros que deveria ser apurado pelo Conselho Tutelar e Ministério Público, provocada pela equipe PSF daquela região, pelo atendimento no Hospital do Satélite, pelos gestores da saúde do município, e principalmente, pelo Prefeito de Teresina, Firmino Filho, que é o chefe do executivo e responsável por esse fato que causou a morte dessa criança”, aponta o vereador.

Para o vereador, “se a criança estivesse sido assistida pela Equipe do PSF, provavelmente, ela não teria morrido no dia 17 de maio, em decorrência de ter recebido essa dose de glicose, pois com certeza sabendo-se da condição do quadro de diabetes o procedimento adotado pela equipe médica seria outro, mas o erro aconteceu e foi fatal”, comenta.

Tramita na Câmara e deverá ser enviado para o Prefeito Firmino Filho para sanção o projeto de autoria do vereador Dudu, que dispõe da obrigatoriedade do teste de glicose em todas as Unidades de Saúde de Teresina, antes de qualquer procedimento médico de urgência e emergência, a fim de diagnosticar os casos de diabetes dos pacientes usuários dos serviços de saúde do município.

Outro projeto de autoria do vereador Edvan Silva (PTC), de grande relevância para a população de Teresina foi vetado pelo Prefeito Firmino Filho, é o teste do coração em crianças recém-nascidas, que poderia diagnosticar doenças cardiovasculares precocemente. “Se o teste da Glicose fosse obrigatório nessas Unidades de Saúde, com certeza a Luana Mesquita, estaria viva hoje, mas espero que Prefeito Firmino veja o problema pelo lado humano e não político, pois mais um veto desse ele irá tolher o direito do cidadão teresinense de ter acesso a uma saúde de qualidade”, comenta o vereador Dudu.
Mais conteúdo sobre:

Partido dos Trabalhadores - PT

Facebook
Veja também