Viagora

Chesf e Eletrobrás estão sem funcionamento devido greve nacional dos trabalhadores

A Eletrobrás hoje conta com 1.500 funcionários e a Chesf com 390.

Nesta segunda-feira (15) trabalhadores da Chesf e Eletrobrás iniciaram greve por tempo indeterminado. A principal reivindicação dos grevistas, diz respeito ao cumprimento salarial do acordo nacional firmado com o setor elétrico. A Eletrobrás hoje conta com 1.500 funcionários e a Chesf com 390.

A categoria reivindica reajuste de 6,59%, relativo à reposição das perdas inflacionárias, e ganho real de 4,5%, com base no crescimento médio do consumo de energia. Além disso, também é cobrada a discussão de vários benefícios que o Governo Federal pretende retirar dos funcionários do setor e a aplicação de plano de saúde para aposentados.
A paralisação é nacional e engloba várias empresas do setor elétrico do País.

DEMISSÃO VOLUNTÁRIA
Na última sexta-feira (12),  o primeiro grupo de funcionários a se desligar da Eletrobrás contava com 38 pessoas. O Programa de Incentivo ao Desligamento da Eletrobrás conseguiu a adesão de 302 servidores no Piauí. Os funcionários já entregaram o pedido de demissão desde o dia 10 de junho.

A demissão de funcionários faz parte do Plano Diretor de Negócios e Gestão da companhia, que visa reduzir os custos da empresa em 30% nos próximos três anos. Devido a isso, o alvo são os funcionários mais antigos e que recebem salários 50% acima da média.



Mais conteúdo sobre:

Cepisa

Facebook
Veja também