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Sistema deve rastrear ônibus por GPS e dar informações por celular em Manaus

Usuários poderão localizar ônibus e ver tempo de viagem por aplicativo. SMTU desenvolve o sistema, que poderá ser inspirado em usado no CE.

A partir do primeiro semestre de 2013, um novo sistema poderá auxiliar os usuários do transporte público coletivo em Manaus. Trata-se um aplicativo para dispositivos móveis que utilizará informações de GPS (Global Positioning System) instalados nos ônibus.

Dentre os benefícios será possível informar o tempo de espera pelos ônibus nos abrigos da capital e ver no celular a localização do coletivo. A Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) ainda estuda qual modelo será adotado, mas adiantou que deve ser semelhante ao utilizado em Fortaleza (CE).

O superintendente da SMTU, Pedro Carvalho, explicou que 80% dos 1.476 ônibus de linhas das empresas que operam em Manaus já possuem GPS. Porém, atualmente as informações são usadas internamente pelas empresas.

A proposta agora é expandir adoção do GPS para todas as empresas, possibilitando à Superintendência gerenciar a frota em tempo real. Com o sistema integrado, o órgão pretende disponibilizar um aplicativo para telefone celular que trará informações sobre localização dos veículos e tempo de espera em cada abrigo de ônibus. "Várias empresas já estão controlando a parte operacional através dos dados via GPS. O que pretendemos agora é aproveitar essas informações no Centro de Controle Operacional (CCO) na SMTU", Pedro Carvalho.

Segundo ele, essa integração do sistema resultará na fiscalização em tempo real, acompanhamento da frota e ainda em benefícios aos usuários do transporte coletivo municipal. "Haverá a possibilidade de o usuário saber em quanto tempo o ônibus vai passar na parada por meio de aplicativo no celular. Entretanto, ainda estamos definindo os detalhes desse acesso às informações", revelou o superintendente.

Para verificar o modelo de sistema adotado pela Prefeitura de Fortaleza, uma comitiva composta por representantes da SMTU, o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram) e da Câmara Municipal de Manaus realizou visita técnica na última segunda-feira (29) e terça (30), na capital do Ceará.

"Conhecemos como a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) opera o sistema de monitoramento por GPS. A nossa previsão é que no início do próximo ano essa proposta seja efetivada, pois é necessário cumprir o cronograma e etapas legais. De modo geral todo o sistema será beneficiado", enfatizou Pedro carvalho

Como funciona
Em Fortaleza, desde 2008 a Etufor monitora os veículos das frotas de ônibus e vans da capital cearense através de GPS. O sistema é uma importante ferramenta de radionavegação, baseada em satélites, que auxilia a administração municipal no gerenciamento do transporte público, na medida em que fornece informações diárias sobre o desempenho dos veículos nas ruas da capital. Os dados contidos nos relatórios fornecidos pelo sistema também contribuem para melhorar o planejamento do transporte público, resultados e aumentando as chances de iniciativas bem sucedidas.

Através de um software de monitoramento, um receptor GPS envia dados sobre posicionamento dos carros para o Automatic Vehicle Location, um módulo instalado em cada um dos veículos. Este, por sua vez, envia os dados para servidores localizados nas empresas de ônibus e no Sindiônibus. A Etufor tem acesso às informações através de uma sala de monitoramento instalada no órgão e na sede dos terminais de integração que faz consultas aos servidores das empresas.

Além dos ônibus e vans, alguns locais em vias da cidade, assim como alguns abrigos, também são pontos de transmissão de informação. Desta forma, todas as condições de operação dos veículos podem ser verificadas em tempo real.

O sistema fornece diariamente relatórios variados. Essas informações são utilizadas para a equipe de Operações, de Planejamento e de Fiscalização da Etufor corrigir falhas no sistema de transporte que podem surgir ao longo da operação, como ocorrências com passageiros, falha mecânica e até assaltos.

Dentre os tipos de relatórios fornecidos, estão: tempo de viagem; frequência de embarque e desembarque (em processo de ativação); relatório de passagem; estatísticas entre dois pontos; velocidade média; relatório de eventos; relatório de passagem no ponto (RPP); excesso de velocidade; e quantidade de passageiros (em processo de ativação).
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