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Guia do Enem publica redação de Piauiense

Criar uma técnica para fazer redação. Esta foi a estratégia usada pelo estudante piauiense Pedro Igor da Silva que tirou nota 1.000 na redação do Exame Nacional do Ensino Médio em 2012.

Criar uma técnica para fazer redação. Esta foi a estratégia usada pelo estudante piauiense Pedro Igor da Silva que tirou nota 1.000 na redação do Exame Nacional do Ensino Médio em 2012. Diante do feito, o jovem piauiense de 17 anos teve seu texto dissertativo-argumentativo apontado no Guia do Participante do Ministério da Educação como um dos modelos a ser seguido pelos candidatos que farão o exame em 2013.

Por ter um bom desempenho na prova de redação e nas outras aéreas do conhecimento no Enem em 2012, Pedro Igor foi aprovado pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para o curso de Medicina da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Ele também teve aprovação no mesmo curso em outras duas faculdades particulares de Teresina e na Universidade Estadual do Maranhão.

Pedro Igor revelou durante entrevista ao G1 que técnica usou na produção de texto e como conseguiu preencher as cinco competências exigidas pelo exame na redação. “Minha técnica foi fazer esquema do texto. Separei informações, os fatos, os argumentos e a proposta de intervenção para o problema abordado. Para finalmente interligar cada um deles nas partes que compõem a redação que são introdução, desenvolvimento e conclusão”, explicou.

Outra estratégia que o estudante adotou durante sua preparação foi a de fazer muitas redações abordando diferentes temas, pois segundo ele, somente com a prática o candidato terá êxito ao usar a técnica. “O treinamento precisa ser constante, pois não basta aprender a fazer o esquema se o candidato não souber usá-lo com rapidez durante a aplicação da prova, isso pode prejudicar”, argumentou Pedro Igor.

O jovem estudante disse também que participar de grupo de discussão e fazer laboratório de redação lhe ajudou na construção de um bom texto. O universitário afirma que durante o grupo de discussão, ele e os outros candidatos debatiam sobre possíveis temas que poderiam ser cobrados no Enem 2012. Pedro conta que apesar do grupo de discussão ser apenas uma conversa, isso facilitou na construção de argumentos.

“Saber argumentar é fundamental em um texto dissertativo-argumentativo. Por isso era muito bom participar destes encontros porque meu argumento era diferente de outros candidatos e isso facilitou no momento da escrita”, disse.

Para Pedro, o hábito da leitura também contribui para seu êxito. Ele ressalta os benefícios de ler uma vez por semana uma revista de nível nacional, além de jornais e outros periódicos diariamente. “Estar informado. Saber de assuntos de geografia e história me ajudaram na redação. Digo isso porque fiz diversos textos, mas nenhuma sobre Movimento imigratório para o Brasil no século XXI que foi abordado no ano passado. No entanto, este tema foi bastante discutido durante as aulas de geografia e historia e isso me ajudou. Quanto mais conhecimento o candidato tiver melhor”, recomenda.

Orientações do Guia do Enem

A prova de redação exigirá do candidato a produção de um texto em prosa, do tipo dissertativo-argumentativo, sobre um tema de ordem social, científica, cultural ou política. Segundo o Guia, os aspectos a serem avaliados relacionam-se às “competências” que devem ter sido desenvolvidas durante os anos de escolaridade.
Imagem: ReproduçãoEstudante disse que participar de grupo de discussão e fazer laboratório de redação lhe ajudou(Imagem:Reprodução)Estudante disse que participar de grupo de discussão e fazer laboratório de redação lhe ajudou

Nessa redação, o candidato deverá defender uma tese , uma opinião a respeito do tema proposto, apoiada em argumentos consistentes estruturados de forma coerente e coesa, de modo a formar uma unidade textual. O texto deverá ser redigido de acordo com a modalidade escrita formal da Língua Portuguesa. Por fim, O candidato deverá elaborar uma proposta de intervenção social para o problema apresentado no desenvolvimento do texto que respeite os direitos humanos.
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