Viagora

Sejus realiza mutirões contra o Aedes Aegypti no sistema prisional

A Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) está realizando uma série de mutirões de combate ao mosquito Aedes Aegypti em todas as unidades prisionais do Piauí.

Por meio da Coordenadoria de Saúde Prisional, a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) está realizando uma série de mutirões de combate ao mosquito Aedes Aegypti em todas as unidades prisionais do Piauí.

De acordo com a coordenadora de Saúde Prisional da Sejus, Agatha Knitter, nas unidades prisionais da capital e de Altos os mutirões estão sendo realizados em parceria com o setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde. Já nas penitenciárias do interior o trabalho está sendo feito com as secretarias de Saúde municipais.

"Com o início do período chuvoso, os riscos para a proliferação do mosquito aumentam e a Sejus vai intensificar as ações de combate, incluindo, ainda, a participação dos detentos nos mutirões de limpeza e manutenção", explica Agatha Knitter.

Uma das unidades beneficiadas com os mutirões é a Penitenciária Irmão Guido, em Teresina. O gerente do presídio, Fábio Keyler, ressalta a importância dos mutirões. "Por se tratar de unidade prisional construída há mais de 10 anos, a unidade carece constantemente de serviços de manutenção e reformas e sempre estamos atentos aos possíveis locais para a proliferação do mosquito", explica Fábio Keyler, destacando que a reforma da penitenciária vai revitalizar locais de risco e regularizar a parte sanitária da penitenciária.

Licitação para reforma da Irmão Guido será concluída este mês

O processo de licitação para a reforma da Penitenciária Regional Irmão Guido ocorreu no último dia 18 de dezembro, quando as empresas apresentaram suas propostas. Os trâmites licitatórios para o início da reforma serão concluídos ainda este mês.

Entre as melhorias está a substituição do piso de concreto para piso industrial de alta resistência. Serão contemplados os pavilhões, celas, guaritas e outras áreas da penitenciária.

Outras obras, já em andamento, são a Casa de Detenção Provisória de Campo Maior e a Central de Triagem de Teresina, que, após concluídas, terão capacidade de lotação de, respectivamente, 140 e 160 vagas.
Mais conteúdo sobre:

Partido dos Trabalhadores - PT

Facebook
Veja também