Viagora

SESI e SENAI promovem mobilização nacional contra o Aedes aegypti

Ação chamada "A indústria contra o mosquito" ocorrerá nos dias 4 e 5 de março nas escolas do SESI e do SENAI em todo o país

O Serviço Social da Indústria (SESI) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) realizarão uma mobilização nacional de combate ao mosquito Aedes aegypti – transmissor do vírus da zika, da dengue e da chikungunya. A iniciativa, que leva o nome de "A indústria contra o mosquito", contará com ações voltadas à comunidade escolar na próxima sexta-feira (4) e no sábado (5), conforme programação definida pelas federações das indústrias em cada estado e no Distrito Federal.

Com o objetivo de apoiar o país no combate ao mosquito Aedes Aegypti e no enfrentamento de doenças como Dengue, Zika e Chikungunya, a Federação das Indústrias do Estrado do Piauí (FIEPI), por meio do Serviço Social da Indústria (SESI), desenvolve desde o dia 29 de fevereiro, uma série de ações educativas nas escolas da entidade das cidades de Teresina, Picos e Parnaíba.

De acordo com a programação, diversas atividades serão realizadas nestas unidades. A Escola Conselheiro Saraiva, em Teresina, teve pesquisas, trabalho em grupo, oficina com equipe da secretaria de saúde, e oficina de reciclagem contra o mosquito, além de gincana, apresentação artística, panfletagem e apresentação de vídeos em sala de aula sobre o tema, ensaio para apresentação da culminância.

Enquanto na escola Senador Nilo Coelho, da cidade de Picos foram realizadas ações como palestra informativa sobre a campanha de combate ao mosquito: prevenção e combate, exibição de vídeos informativos, peça teatral na escola, caminhada educativa no entorno da escola com cartazes e faixas, e mobilização social no centro da cidade de Picos em carro de som.

Já na escola Integrada Dep. Moraes Souza, da cidade de Parnaíba também houve caminhada no entorno da escola, apresentação de paródia sobre o tema (com carro de som), entrega de panfletos, visitas nas residências do entorno da escola, com representação de situação de risco, além de pelotões com demonstrações de mosquitos confeccionados em sala de aula, com representação de situação de risco, com estudantes utilizando cartazes e objetos que representam risco, caracterização do mosquito utilizando roupas, máscaras, acessórios, e paródia da caminhada e parada nas residências com utilização decarro de som e distribuição de panfletos.·.

A campanha encerra com o Dia Nacional de Mobilização das Escolas SESI e SENAI.

De acordo com diretor-superintendente do SESI, Rafael Lucchesi, a contribuição do setor industrial visa a reforçar as ações de prevenção em todo o país. "Nosso objetivo é munir nossos alunos com informações para que eles possam ser multiplicadores dessa campanha de combate ao mosquito em ambientes como o familiar e em outros grupos sociais", aponta Lucchesi.

Ao final das atividades, os estudantes receberão um certificado de "Agente Mirim" ou de "Agente Jovem". A ideia do certificado é para que cada aluno se sinta capacitado e estimulado e disseminar informações de prevenção e de combate ao mosquito.
Mais conteúdo sobre:

Partido dos Trabalhadores - PT

Facebook
Veja também