Temer sanciona nova lei que acelera processos de adoção
O projeto foi aprovado com quatro trechos vetados pelo presidente.
Foi aprovada a lei que altera o processo adotivo no Brasil. O texto foi sancionado pelo presidente Michel Temer e publicado na edição de hoje (23) do Diário Oficial da União, porém, houve veto em quatro trechos.
Segundo a Agência Brasil, o projeto de governo inclui alterações no Estatuto da Criança e do adolescente (ECA), onde há a inclusão de prioridade para quem for adotar adolescentes com deficiência, doença crônica ou necessidades específicas de saúde. O projeto também inclui preferência na fila para interessados em adoção de grupos de irmãos ou crianças.
- Foto: Divulgação/PTMichel Temer (PMDB)
Outra alteração diz respeito a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). O texto permite à pessoa que adotar uma criança as mesmas garantias trabalhistas dos pais sanguíneos, como licença-maternidade, estabilidade provisória após a adoção e direito de amamentação.
Entres os trechos vetados está o que determinava que “recém-nascidos e crianças acolhidas não procuradas por suas famílias no prazo de 30 dias”, que o presidente vetou por determinar tal prazo "exíguo". Segundo ele, mães que tiverem, por exemplo, em depressão pós-parto e ficaram afastadas do filho durante um mês, podem reivindicar aguarda da criança após um mês.
Michel Temer
-
Ciro Nogueira apresenta projeto de lei para reforçar segurança em compras online
O senador destacou que a iniciativa é uma resposta à necessidade urgente de proteger consumidores diante do aumento de golpes digitais. -
Cantor Agnaldo Rayol morre aos 86 anos em São Paulo
A causa da morte teria sido uma queda em seu apartamento. -
As vésperas do Enem 2024 candidatos conferem locais de prova
O Inep recomenda que os candidatos levem o cartão de confirmação impresso nos dois dias de exame, embora isso não seja uma exigência para a participação. -
Mais de 40 apostas realizadas no Piauí acertam a quadra na Mega-Sena
De acordo com a Caixa Econômica Federal, os números sorteados foram: 29 - 32 - 40 - 42 - 49 - 58. -
Segundo turno das eleições municipais de 2024 acontece neste domingo
Ao todo, mais de 33 milhões de eleitoras e eleitores estão aptos a votar em 51 municípios
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir