Viagora

Entenda como funciona a tarifa branca de energia no Brasil

O consumidor precisa avisar a distribuidora que pretende aderir a tarifa branca. pós o comunicado, a empresa possui 30 dias para adequar o contador do consumidor para a medição de tarifa branca.

  • Foto: DivulgaçãoConta de energiaConta de energia

Desde o dia 01 de janeiro deste ano, a tarifa branca de energia passou a valer. Assim, os valores cobrados variam em função da hora e do dia da semana em que a energia foi consumida. Por isso, durante os horários de pico, a energia é mais cara. Nos horários de baixo consumo, é mais barata.

Segundo informações da Aneel, não existe uma fórmula nacional de horários e dias em que a energia custa mais barato. Dessa forma a função de estabelecer esses horários é das 69 concessionárias de energia elétrica, como a Eletrobras Piauí, que deve definir os valores a serem cobrados dos clientes que aderirem à tarifa branca.

Outra questão é que a tarifa branca entrou em vigor para unidades que tenham uma média de consumo mensal superior a 500 quilowatt/hora (kWh). De acordo com a Aneel, existem 4,5 milhões de unidades com esse perfil, o que corresponde a 5% do total. A média do consumo residencial brasileiro é de 160kWh mensais.

O consumidor precisa avisar a distribuidora que pretende aderir a tarifa branca. Após o comunicado, a empresa possui 30 dias para adequar o contador do consumidor para a medição de tarifa branca.  

Mais conteúdo sobre:

Cepisa

Facebook
Veja também