MPF apura falta de servidores do INSS e viabilidade de concurso
O Ministério Público do Federal recebeu informação de que há carência de trabalhadores na autarquia federal e um iminente colapso nas agências do país.
O Ministério Público do Federal (MPF) instaurou Procedimento Preparatório para apurar a suposta crise de servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A Representação foi formulada por Erivan de Sousa Costa. A Portaria nº 153 de 16 de outubro de 2018 foi assinada pelo procurador da República Leonardo Cavalcante.
Erivan de Sousa noticiou insuficiência de servidores nos cargos de técnico do seguro social, assistentes sociais e perito médicos. Ele relata a alta evasão de trabalhadores e a grande possibilidade de adesão em massa a processo de aposentadorias, dado grande percentual de servidores, notadamente no cargo de técnico do seguro social, que encontram-se em abono de permanência.
O INSS se posicionou afirmando que tem ciência do quadro fático relatado e tem envidado esforços no sentido de garantir a realização de novos concursos públicos para garantir a reposição continuada do quadro de servidores nas agências pelo Brasil. A última seleção aconteceu no ano de 2016.
Para o procurador da República Leonardo Cavalcante, a solução para resolução da crise noticiada nos autos está intrinsecamente relacionada à dotação de recursos na Lei Orçamentária Anual de 2019, para a realização de novos concursos da autarquia federal, papel este a ser desempenhado pelo legislativo federal.
O representante do MPF determinou a suspensão do feito por 60 dias, e no final deverá ser diligenciado sobre a inclusão na LOA 2019 de recursos orçamentários destinados ao INSS para realização de novo concurso de servidores. A partir daí, o MPF vai analisar a viabilidade de adoção de qualquer medida.
Instituto Nacional do Seguro Social - INSS
Ministério Público Federal - MPF
Ciro Nogueira apresenta projeto de lei para reforçar segurança em compras online
O senador destacou que a iniciativa é uma resposta à necessidade urgente de proteger consumidores diante do aumento de golpes digitais.Cantor Agnaldo Rayol morre aos 86 anos em São Paulo
A causa da morte teria sido uma queda em seu apartamento.As vésperas do Enem 2024 candidatos conferem locais de prova
O Inep recomenda que os candidatos levem o cartão de confirmação impresso nos dois dias de exame, embora isso não seja uma exigência para a participação.Mais de 40 apostas realizadas no Piauí acertam a quadra na Mega-Sena
De acordo com a Caixa Econômica Federal, os números sorteados foram: 29 - 32 - 40 - 42 - 49 - 58.Segundo turno das eleições municipais de 2024 acontece neste domingo
Ao todo, mais de 33 milhões de eleitoras e eleitores estão aptos a votar em 51 municípios
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir