MPF apura falta de servidores do INSS e viabilidade de concurso
O Ministério Público do Federal recebeu informação de que há carência de trabalhadores na autarquia federal e um iminente colapso nas agências do país.
O Ministério Público do Federal (MPF) instaurou Procedimento Preparatório para apurar a suposta crise de servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A Representação foi formulada por Erivan de Sousa Costa. A Portaria nº 153 de 16 de outubro de 2018 foi assinada pelo procurador da República Leonardo Cavalcante.
Erivan de Sousa noticiou insuficiência de servidores nos cargos de técnico do seguro social, assistentes sociais e perito médicos. Ele relata a alta evasão de trabalhadores e a grande possibilidade de adesão em massa a processo de aposentadorias, dado grande percentual de servidores, notadamente no cargo de técnico do seguro social, que encontram-se em abono de permanência.
O INSS se posicionou afirmando que tem ciência do quadro fático relatado e tem envidado esforços no sentido de garantir a realização de novos concursos públicos para garantir a reposição continuada do quadro de servidores nas agências pelo Brasil. A última seleção aconteceu no ano de 2016.
Para o procurador da República Leonardo Cavalcante, a solução para resolução da crise noticiada nos autos está intrinsecamente relacionada à dotação de recursos na Lei Orçamentária Anual de 2019, para a realização de novos concursos da autarquia federal, papel este a ser desempenhado pelo legislativo federal.
O representante do MPF determinou a suspensão do feito por 60 dias, e no final deverá ser diligenciado sobre a inclusão na LOA 2019 de recursos orçamentários destinados ao INSS para realização de novo concurso de servidores. A partir daí, o MPF vai analisar a viabilidade de adoção de qualquer medida.
Instituto Nacional do Seguro Social - INSS
Ministério Público Federal - MPF
Ponte Metálica que liga Teresina e Timon segue interditada após derramamento de óleo
A liberação só ocorrerá após a conclusão da limpeza completa e de uma avaliação técnica sobre a estrutura da ponte.Prefeito de Timon recebe Wellington Dias para adesão ao programa federal
A solenidade vai acontecer nesta sexta-feira (11) no Ginásio Francisco Carlos Jansen, com a presença de autoridades municipais.Rafael Fonteles lança plano para fortalecer prevenção e resposta a desastres naturais
O Pepdec é estruturado em três eixos principais: prevenção e mitigação, preparação e resposta, e reconstrução e recuperação.Faculdades têm até esta segunda para confirmar participação no Fies 2025/1
A confirmação deve ser feita exclusivamente pelo Sistema Informatizado do Fies (Sisfies), no módulo Fies Oferta.Aposta de São Paulo fatura sozinha R$ 59,7 milhões na Mega-Sena
Conforme a Caixa Econômica Federal, os números sorteados foram: 13, 19, 25, 29, 31 e 43.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir