Viagora

Cármen Lúcia assume a Presidência da República nesta terça-feira

A ministra assume o cargo interinamente durante dois dias, devido a uma viajem do presidente Michel Temer.

A ministra Cármen Lúcia, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), passa a assumir de forma interina, nesta terça e quarta-feira (18) a Presidência da República, devido a uma viagem do presidente Michel Temer a África Ocidental.

  • Foto: Divulgação/Agência BrasilA presidente do STF, ministra Cármen Lúcia.A presidente do STF, ministra Cármen Lúcia.

Cármen Lúcia Assumiu a presidência na manhã de hoje, após Temer transmitir o cargo para a ministra antes de viajar para Cabo Verde. A presidente do STF é a terceira na linha sucessória e ficará no cargo durante dois dias. Nesse período, o STF passa a ser  assumido temporariamente pelo ministro Celso Mello.

Sem vice-presidente, a Presidência da República seria repassada ao presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), primeira pessoa na linha sucessória, ou para o presidente do Senado, Eunício de Oliveira (PMDB-CE) segundo na linha sucessória, mas os dois pretendem disputar as eleições e por isso estão impedidos de assumir cargos no Executivo durante seis meses que antecedem o pleito, de acordo com as regras da legislação eleitoral.

A agenda de Cármen Lúcia ainda não foi divulgada. Rodrigo Maia e Eunício Oliveira também irão cumprir agenda fora do país. O presidente Michel Temer viajou para a Ilha do Sal, em Cabo Verde, para participar da 12ª Conferência de Chefes de Estados e de Governo da Comunidade dos países da Língua Portuguesa (CPLP), com previsão de retornar ao Brasil ainda nesta quarta-feira (18).

Facebook
Veja também