Viagora

MEC estende prazo de inscrição do Fies até esta terça-feira

Com a extensão do prazo, o resultado da chamada única que seria divulgado no dia 27 passou para o dia 30 deste mês.

O prazo máximo para realizar inscrição na segunda edição do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para 2018 foi estendido até às 23h59min desta terça-feira (24). As inscrições deverão ser realizadas no site oficial da plataforma.

  • Foto: Ministério da Educação Fies 2018.2 teve inscrições estendidas até esta terça-feira (24).Fies 2018.2 teve inscrições estendidas até esta terça-feira (24).

Com a extensão do prazo, o resultado da chamada única que seria divulgado no dia 27 passou para o dia 30 deste mês. Os candidatos pré-selecionados terão até 3 de agosto para complementar as informações da inscrição e, em seguida, fechar a contratação do financiamento.

Nesta edição do Fies, estão sendo ofertadas 155 mil vagas, sendo 50 mil a regime de juro zero.

Para pleitear as vagas, os candidatos interessados devem ter realizado uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, ter obtido média igual ou superior a 450 pontos e não ter zerado a redação.

Segundo o Ministério da Educação (MEC), o prazo das inscrições foi estendido porque o Departamento de Tecnologia da Informação do ministério identificou problemas no sistema no dia seguinte ao início das inscrições. Apesar dos problemas terem sido sanados e os estudantes terem sido comunicados, o MEC decidiu ampliar o prazo para evitar que alguém saísse no prejuízo.

Modalidades

Existem três modalidades diferentes no Fies 2018. A modalidade I do Fies oferta juros zero pelo Governo Federal desde que o estudante tenha renda familiar mensal de até três salários mínimos por pessoa. Será concedido o financiamento mínimo de 50% e o teto de R$ 42 mil por semestre. A segunda é o P-FIES, que subdivide-se nas modalidades II e III. Neste caso, o financiamento é feito por instituições financeiras. Estão inclusos nas modalidades II e III estudantes com renda mensal familiar per capita de até cinco salários mínimos.

Facebook
Veja também