Governo Federal pode aumentar prazo de registro de posse de arma
A possibilidade foi levantada em reunião do deputado Alberto Fraga (DEM-DF) com o presidente Jair Bolsonaro. Alberto Fraga é relator do projeto de flexibilização do Estatuto do Desarmamento.
Na tarde dessa segunda-feira (07), o presidente Jair Bolsonaro (PSL) se reuniu com o deputado federal Alberto Fraga (DEM-DF) para discutir a proposta de elaboração de um decreto que regulamenta a posse de armas de fogo no Brasil.
Alberto Fraga é relator do projeto de flexibilização do Estatuto do Desarmamento em tramitação da Câmara dos Deputados. Após o encontro com o Bolsonaro, o deputado citou três aspectos do futuro decreto.
Um deles se refere à concessão de anistia de armas irregulares no país, permitindo que o cidadão que tem arma em casa, sem registro ou com o documento vencido, faça o recadastramento.
De acordo com o parlamentar, texto deverá acrescentar um dispositivo que vai tirar do delegado da Polícia Federal o poder de decidir se a pessoa poderá ou não obter a posse, e elevar o prazo do registro da arma de 3 para 10 anos.
O deputado ainda afirmou que o decreto vai suprimir a necessidade comprovada para obtenção de posse de arma de fogo. Segundo ele, bastará o cidadão informar o motivo pelo qual deseja ter uma arma em casa. A justificativa não será mais um impeditivo.
“Se o delegado não for com a sua cara, ele pode dizer não porque esse requisito da necessidade comprovada é subjetivo, depende do arbítrio do delegado. Com o decreto, isso desaparece”, disse.
Conforme o parlamentar, para obtenção do registro da arma de fogo serão exigidos que o cidadão não tenha antecedentes criminais e aprovação em teste de aptidão psicológica.
Jair Bolsonaro
Ciro Nogueira apresenta projeto de lei para reforçar segurança em compras online
O senador destacou que a iniciativa é uma resposta à necessidade urgente de proteger consumidores diante do aumento de golpes digitais.Cantor Agnaldo Rayol morre aos 86 anos em São Paulo
A causa da morte teria sido uma queda em seu apartamento.As vésperas do Enem 2024 candidatos conferem locais de prova
O Inep recomenda que os candidatos levem o cartão de confirmação impresso nos dois dias de exame, embora isso não seja uma exigência para a participação.Mais de 40 apostas realizadas no Piauí acertam a quadra na Mega-Sena
De acordo com a Caixa Econômica Federal, os números sorteados foram: 29 - 32 - 40 - 42 - 49 - 58.Segundo turno das eleições municipais de 2024 acontece neste domingo
Ao todo, mais de 33 milhões de eleitoras e eleitores estão aptos a votar em 51 municípios
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir