Viagora

Senado terá comissão especial para tratar de crise na Venezuela

A decisão foi anunciada após a visita de Juan Guaidó, autoproclamado presidente interino da Venezuela, ao Congresso Nacional brasileiro.

Na última sexta-feira (1º), o presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) do Senado Federal, senador Nelsinho Trad (PSD-MS), anunciou que uma comissão especial de senadores será formada para acompanhar a crise política, econômica e social na Venezuela.

A decisão foi anunciada após a visita de Juan Guaidó, autoproclamado presidente interino da Venezuela, ao Congresso Nacional brasileiro, onde foi recebido pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), no último dia 28 de fevereiro.

  • Foto: Divulgação/Agência SenadoJuan Guaidó se reuniu com representantes do Senado Federal no último dia 28 de fevereiro.Juan Guaidó se reuniu com representantes do Senado Federal no último dia 28 de fevereiro.

Presidente da Assembleia Nacional de seu país, Guaidó é o líder da oposição a Nicolás Maduro. Em sua passagem pelo Brasil, Guaidó também se reuniu com o presidente da República, Jair Bolsonaro, e com outras autoridades para tratar da crise no país vizinho.

A intenção, segundo o presidente da CRE, é fazer uma reunião com lideranças parlamentares de vários países no Panamá para pensar em uma solução para o impasse da Venezuela. O país da América Central, considerado neutro, é sede do Parlamento Latino-Americano e Caribenho (Parlatino).

“Entendemos que esse é um caminho de ação diplomática, em que haveremos de demonstrar o apoio à volta da democracia e às eleições livres na Venezuela”, afirmou Nelsinho Trad na última sexta-feira.

Na última sexta-feira (1°), o senador Márcio Bittar (MDB-AC), autor do requerimento para a criação da comissão, afirmou pelo Twitter que a intenção é que o encontro seja feito ainda no mês de março.

Recepção

Guaidó foi recebido pelo presidente do Senado e por uma comitiva de senadores. Na reunião, ele relatou a situação de seu país e pediu o apoio do parlamento brasileiro para solucionar a crise venezuelana.

Nelsinho Trad disse que a ideia da reunião no Panamá foi bem recebida por Guaidó. Segundo o senador, o presidente da Assembleia Nacional, que autoproclamou-se presidente em janeiro passado, agradeceu a ajuda humanitária que está sendo enviada à população venezuelana. O senador negou que a visita de Guaidó possa ser interpretada como uma intervenção do Brasil no país vizinho. Para Nelsinho, o Brasil precisa continuar estendendo as mãos, pois a situação na Venezuela “passou de todos os limites”.

A senadora por Mato Grosso do Sul Soraya Thronicke (PSL), que também acompanhou a visita, disse que Guaidó teme por sua situação dentro da Venezuela. Segundo a senadora, o presidente encarregado reforçou que os venezuelanos precisam de alimentos, de medicamentos e “praticamente de tudo”.

Pelo Twitter, o senador do Piauí Elmano Férrer (Podemos), que também estava na comitiva, afirmou que a situação no país vizinho é tensa e que o Congresso do Brasil precisa oferecer apoio.

Mais conteúdo sobre:

Senado Federal

Facebook
Veja também