Rejane Dias apresenta projeto para ministra Damares Alves
A ministra elogiou o Projeto da deputada e garantiu que a pasta irá se mobilizar para, quando aprovada a proposta no Congresso, regulamentá-la em tempo hábil.
Pelo Projeto, o sistema deverá ser mantido e operado pelo Governo Federal, mediante a celebração de convênios com os estados e o Distrito Federal, com acesso e alimentação pelos órgãos de segurança pública, pelo Ministério Público, pelo Poder Judiciário e pelos Conselhos Tutelares.
“É um sistema que vai facilitar o acesso dos órgãos de segurança pública e dos conselhos tutelares à informações sobre os crimes de pedofilia e tráfico de pessoas para exploração sexual, por exemplo. A partir do momento em que existe um sistema integrado com nomes, localização dos condenados, detalhes das ocorrências, e até das reincidências, é possível avançar nas investigações e nas punições”, explicou Rejane.
- Foto: Divulgação/AscomA ministra elogiou o projeto da deputada
A ministra elogiou o Projeto da deputada e garantiu que a pasta irá se mobilizar para, quando aprovada a proposta no Congresso, regulamentá-la em tempo hábil. “É uma das nossas preocupações. O cadastro unificado, sem dúvida, possibilitará um ponto de partida para as investigações, já a partir dos nossos Conselhos Tutelares”, disse a ministra.
Tráfico de Crianças e Adolescentes
Outro viés que o Projeto amplia é o cadastro de criminosos por tráfico de crianças e adolescentes. O mais recente relatório da ONU de 2019 revela que o tráfico de pessoas estáI avançando no mundo, com a exploração sexual das vítimas sendo a principal causa por trás do fenômeno. Segundo o levantamento, que analisou dados de 142 países, as crianças representam 30% de todos os indivíduos traficados, com o número de meninas afetadas sendo bem maior que o de meninos.
“A ideia do Projeto é contemplar essa categoria de crimes contra a criança e o adolescente para que os envolvidos nesse tipo de delito receba a mesma projeção, dentro do cadastro”, comentou a deputada.
Pautas importantes
Outras pautas importantes foram tratadas na reunião, a exemplo da ampliação das políticas para o enfretamento da violência contra a mulher. Ao receber da deputada informações sobre as ações do Estado nessa área, Damares afirmou que fará uma visita ao Estado Piauí, principalmente para entender como funciona o aplicativo Salve Maria. Ela também pretende conhecer o Centro Integrado de Reabilitação (Ceir).
Na pauta do encontro também foram encaminhadas propostas de audiência pública na Câmara para debater a regulamentação da Lei de Doenças Raras e a Lei Brasileira de Inclusão.
Rejane Dias
Damares Alves
-
Ciro Nogueira apresenta projeto de lei para reforçar segurança em compras online
O senador destacou que a iniciativa é uma resposta à necessidade urgente de proteger consumidores diante do aumento de golpes digitais. -
Cantor Agnaldo Rayol morre aos 86 anos em São Paulo
A causa da morte teria sido uma queda em seu apartamento. -
As vésperas do Enem 2024 candidatos conferem locais de prova
O Inep recomenda que os candidatos levem o cartão de confirmação impresso nos dois dias de exame, embora isso não seja uma exigência para a participação. -
Mais de 40 apostas realizadas no Piauí acertam a quadra na Mega-Sena
De acordo com a Caixa Econômica Federal, os números sorteados foram: 29 - 32 - 40 - 42 - 49 - 58. -
Segundo turno das eleições municipais de 2024 acontece neste domingo
Ao todo, mais de 33 milhões de eleitoras e eleitores estão aptos a votar em 51 municípios
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir