TCU aponta irregularidades no uso de passagens por ministros do STF
A equipe técnica do Tribunal analisou uma representação da Câmara dos Deputados e entendeu que houve irregularidades no uso do benefício por parte do STF.
O Tribunal de Contas da União (TCU) determinou que o Supremo Tribunal Federal (STF) dê publicidade e restrinja o uso de bilhetes aéreos por parte dos ministros, servidores e colaboradores da Corte.
A determinação veio após o TCU receber uma representação da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados. Ao analisar a representação, o Tribunal entendeu que houve irregularidades no uso do benefício por parte do STF.
Entre as irregularidades encontradas está a concessão de passagens aéreas, em primeira classe, a cônjuges de ministros do Supremo entre 2009 e 2012. Em resposta ao TCU, o STF afirmou que o problema teria sido sanado por uma resolução que entrou em vigor em 2015.
A equipe técnica do Tribunal ainda encontrou outras irregularidades, como a ausência de informações sobre o uso dos bilhetes no site oficial do Supremo e a compra de passagens com dinheiro público para que os ministros da Corte exercessem atividades de magistério de “natureza estritamente particular”.
Notificação
Em sessão realizada nessa quarta-feira, 31 de julho, os ministros do TCU decidiram notificar o Supremo, para que a Corte “adote as providências necessárias, se ainda não o fez, para, no prazo de até 90 (noventa) dias, a contar da ciência deste Acórdão, disponibilizar na página do STF na Internet as informações sobre concessão de passagens aéreas aos respectivos ministros, incluindo aquelas custeadas por meio de cotas para fins de representação institucional (extrato de despesas mensais por autoridade), em conformidade com o disposto no art. 8o, §1o, inciso III, e §2o, da Lei 12.527/2011 (Lei de Acesso à Informação)”.
Tribunal de Contas da União - TCU
Supremo Tribunal Federal - STF
Ciro Nogueira apresenta projeto de lei para reforçar segurança em compras online
O senador destacou que a iniciativa é uma resposta à necessidade urgente de proteger consumidores diante do aumento de golpes digitais.Cantor Agnaldo Rayol morre aos 86 anos em São Paulo
A causa da morte teria sido uma queda em seu apartamento.As vésperas do Enem 2024 candidatos conferem locais de prova
O Inep recomenda que os candidatos levem o cartão de confirmação impresso nos dois dias de exame, embora isso não seja uma exigência para a participação.Mais de 40 apostas realizadas no Piauí acertam a quadra na Mega-Sena
De acordo com a Caixa Econômica Federal, os números sorteados foram: 29 - 32 - 40 - 42 - 49 - 58.Segundo turno das eleições municipais de 2024 acontece neste domingo
Ao todo, mais de 33 milhões de eleitoras e eleitores estão aptos a votar em 51 municípios
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir