Após críticas, Jair Bolsonaro irá exonerar presidente do Inpe
O presidente da República acusou o Inpe de mentir sobre os dados do desmatamento na Amazônia e agir a “serviço de alguma ONG”.
Nesta sexta-feira, 2 de agosto, o diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Ricardo Magnus Osório Galvão, afirmou que será exonerado do cargo. O diretor fez o anúncio após se reunir com o ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, em Brasília.
No mês de julho, o presidente Jair Bolsonaro acusou o órgão de mentir sobre os dados do desmatamento na Amazônia e agir a “serviço de alguma ONG”. Ricardo Galvão rebateu as acusações do presidente Bolsonaro e criticou falas e posicionamentos dados por ele.
“Minha fala sobre o presidente gerou constrangimento, então eu serei exonerado”, disse Ricardo. Em sua fala, ele informou que teria um mandato de quatro anos a frente do Inpe, mas que o regimento interno prevê a sua substituição em uma situação de “perda de confiança”. “Tive uma conversa muito cortês com o ministro Marcos Pontes e concordo com a minha exoneração”, comentou.
Os alertas do desmatamento no Brasil registraram altas de 88% no mês de junho e 212% no mês de julho, conforme relatório divulgado pelo Inpe. Os dados foram compilados pelo órgão através de um sistema denominado Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter).
O governo de Jair Bolsonaro afirma que a medição do Deter não deve ser usada para gerar dados percentuais, e que os dados consolidados sobre o desmatamento são divulgados pelo Programa de Monitoramento da Floresta Amazônica Brasileira por Satélite (Prodes).
Jair Bolsonaro
Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações
-
Começa prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição do Enem 2025
O período para pedir a isenção começou nesta segunda-feira (14) e segue até o dia 25 de abril pela Página do Participante. -
Ponte Metálica que liga Teresina e Timon segue interditada após derramamento de óleo
A liberação só ocorrerá após a conclusão da limpeza completa e de uma avaliação técnica sobre a estrutura da ponte. -
Prefeito de Timon recebe Wellington Dias para adesão ao programa federal
A solenidade vai acontecer nesta sexta-feira (11) no Ginásio Francisco Carlos Jansen, com a presença de autoridades municipais. -
Rafael Fonteles lança plano para fortalecer prevenção e resposta a desastres naturais
O Pepdec é estruturado em três eixos principais: prevenção e mitigação, preparação e resposta, e reconstrução e recuperação. -
Faculdades têm até esta segunda para confirmar participação no Fies 2025/1
A confirmação deve ser feita exclusivamente pelo Sistema Informatizado do Fies (Sisfies), no módulo Fies Oferta.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir