Viagora

Estados do Nordeste poderão ter surto de dengue a partir de março

De acordo com o Ministério da Saúde, os estados estão sendo monitorados, já que o vírus da doença pode mudar com o tempo.

A partir de março de 2020, todos os estados do Nordeste e alguns da região Sudeste, como Rio de Janeiro e Espírito Santo, poderão ter um surto de dengue, segundo dados do Ministério da Saúde.

  • Foto: DivulgaçãoMosquito transmissor da dengue.Mosquito transmissor da dengue

De acordo com o ministro da saúde, Rodrigo Said, a dengue é uma doença sazonal e pode mudar em pouco tempo, e no momento, os nove estados que compõem o Nordeste e regiões do Sudeste, que foram pouco afetadas em 2019, estão em alerta. Dados do Ministério mostram que o Brasil registrou 1.544.987 casos de dengue no ano passado, sendo um aumento de 488% em relação ao ano de 2018.

Ainda de acordo com Said, a dengue é transmitida por quatro sorotipos do vírus, e todos estão em circulação no país. O ministro relata que um surto é causado porque durante os últimos anos circulou o mesmo tipo de sorotipo do vírus, e a população está imune a um tipo específico.  Said também alerta que o surto da doença se relaciona, ainda, a fatores ambientais, já que este é um momento propício para a proliferação do mosquito transmissor da dengue, o Aedes Aegypti.

Mais conteúdo sobre:

Ministério da Saúde

Facebook
Veja também