Viagora

Postos de saúde abrem neste sábado para vacinação contra sarampo

Neste sábado, 15 de fevereiro, acontece o Dia D da Campanha de Vacinação contra o Sarampo em todo o país.

Neste sábado (15) os postos de saúde de todo o país funcionam durante todo o dia devido ao Dia D da Campanha de Vacinação contra o Sarampo, que este ano tem como conceito mais proteção para a sua família. De acordo com o Ministério da Saúde, tem o objetivo de sensibilizar os pais e responsáveis sobre os riscos de não vacinar seus filhos, pois sarampo é uma doença grave e que pode matar.

“É importante que as pessoas entendam as consequências de não se vacinar contra o sarampo, que é um vírus de alta transmissibilidade, podendo uma pessoa com a doença contaminar mais 18 indivíduos, e letal, principalmente em crianças. Por isso, os responsáveis devem ficar atentos e levar suas crianças para vacinar”, alertou o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.

  • Foto: Divulgação/Prefeitura de TeresinaMeninos serão vacinados contra HPV.Postos de saúde abrem em todo o país para vacinação contra o sarampo.

Nesta etapa, mais de 3 milhões de crianças e jovens na faixa etária de 5 a 19 anos serão convocados e devem se vacinar até o dia 13 de março. Mandatta destacou a importância da participação dos estudos e município no combate à doença. “Também, neste momento, os gestores estaduais e municipais de saúde devem unir forças para deixar o Brasil novamente livre da circulação do sarampo”, disse o ministro da Saúde.

A representante da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e da Organização Mundial da Saúde (OMS) no Brasil, Socorro Gross, disse que a união entre governo, população e profissionais de saúde é fundamental para a extinção da doença no país. “A responsabilidade da vacinação deve ser compartilhada entre governo, os profissionais de saúde e toda a população. Todos devem trabalhar para o Brasil se livrar do sarampo, e a única maneira de nos proteger é manter as vacinas em dia”, comenta a Socorro Gross.

O ministério já enviou 3,9 milhões de doses da vacina tríplice viral para os estados, 9% a mais do que o solicitado. “O quantitativo é destinado à vacinação de rotina, às ações de interrupção da transmissão do vírus e à dose extra, chamada de dose zero para todas as crianças de seis meses a 11 meses e 29 dias”.

Mais conteúdo sobre:

Ministério da Saúde

Facebook
Veja também