Viagora

Eleitor tem menos de um mês para regularizar título, diz TSE

Quem ainda estiver com pendências após o prazo não poderá votar nas eleições municipais de outubro deste ano.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou que os cidadãos que não estão em dia com o título de eleitor têm até 6 de maio para regularizar a situação. Quem ainda estiver com pendências após o prazo não poderá votar nas eleições municipais de outubro deste ano.

Dentre as complicações, o cidadão que tiver o título cancelado fica impedido de tirar passaporte, tomar posse em cargos públicos, fazer matrícula em universidades públicas e outras restrições. Este ano está previsto para acontecer a eleição de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores nos 5.568 municípios do país. Com o fim do prazo pra os ajustes, o cadastro eleitoral será fechado e nenhuma alteração será permita, exceto a impressão de segunda via.

As pessoas que vão votar pela primeira vez também devem se atentar aos prazos, os jovens de 16 anos devem solicitar o documento para votar pela primeira vez.

Segundo o TSE, somente no ano passado 2,4 milhões de títulos foram cancelados porque os eleitores deixaram de votar e justificar por três eleições seguidas.

Facebook
Veja também